Em São Carlos, Simone afirma: “Nenhum país do mundo cresce e se desenvolve sem investir na nova indústria do conhecimento” | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Em São Carlos, Simone afirma: “Nenhum país do mundo cresce e se desenvolve sem investir na nova indústria do conhecimento”

No interior paulista, candidata destacou a importância de instituições como a UFSCar para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação

A candidata Simone Tebet visitou na tarde de hoje, quarta-feira (21/9), a cidade de São Carlos, em São Paulo. Recepcionada pelo vice-prefeito Edson Ferraz, e por Roselei Françoso (MDB), candidato a deputado federal, Simone caminhou pelos corredores do Mercado Municipal, na área central da cidade, onde distribuiu abraços e posou para fotos e vídeos. Depois, respondeu às perguntas dos jornalistas.

Por causa da relevância de São Carlos para o desenvolvimento da alta tecnologia do país, Simone reforçou o cuidado que o seu governo terá, caso eleita, com a ciência, que não sofrerá com cortes, e com parcerias com a iniciativa privada a fim de estimular o avanço das pesquisas. “Nosso foco será conhecer para criar e produzir”, afirma.

“Nenhum país do mundo cresce e se desenvolve sem investir na nova indústria do conhecimento, que combina ciência, tecnologia e inovação. A primeira coisa que nós falamos sobre esse assunto é que no nosso governo, no Ministério de Ciência e Tecnologia, mais ou menos R$ 10 bilhões que hoje vão para o orçamento não serão cortados. Lamentavelmente, todo ano esse dinheiro é cortado pela metade e, na hora de ser liberado, corta-se ainda mais”, observou.

Simone destacou ainda a importância da inovação científica para as indústrias: “Elas são responsáveis por investir 60% de tudo que é inovação no Brasil. A conta não fecha, pois elas não têm condições de competir com o mercado internacional, com os produtos da China. Então, por não sermos competitivos, deixamos de gerar empregos aqui. Quando a União passa a ser parceira do setor produtivo na área de tecnologia e inovação, colocando dinheiro, dobrando a aposta, você diminui o custo do setor empresarial da iniciativa privada. Dessa forma, a iniciativa privada abre mais portas, contrata mais gente, produz mais barato e se torna mais competitiva diante dos produtos que vêm de fora”.

Por fim, Simone destacou que a educação será prioridade em seu governo: “Vou acabar com essa ideia equivocada de que a União só cuida do ensino universitário. Vou cuidar bem dos nossos professores e das universidades. Eu já estabeleci isso como compromisso: ciência, tecnologia e inovação não terão cortes. Como municipalista que fui, também vou cuidar da educação infantil, ajudando nossos prefeitos na conclusão de creches e ajudando para que nossas crianças possam ir para o ensino infantil. E lá, na outra ponta, vou cuidar dos nossos jovens, dos jovens que nem estudam e nem trabalham e que vão voltar para a escola. A União vai ajudar os estados a garantir período integral nas escolas estaduais de ensino médio e vamos pagar um prêmio para o aluno que concluir o ensino médio. Serão 5 mil reais para ele se formar no ensino médio e investir, numa cidade como São Carlos, por exemplo, no início de um curso técnico profissionalizante”.

Potência do interior paulista, São Carlos abriga complexos industriais e de serviços, atividade agropecuária e uma importante estrutura agroindustrial. Além disso, o município de aproximadamente 260 mil habitantes ostenta o título de Capital da Tecnologia, conhecimento que parte de centros de pesquisas e laboratórios de instituições como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Instituto Federal de São Paulo e um conglomerado acadêmico multidisciplinar de excelência pertencente à USP (Universidade de São Paulo). O binômio ciência e tecnologia está presente ainda nas duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instaladas na cidade.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet