Em tempos de “retrocessos civilizatórios”, como a volta ao Mapa da Fome, Simone Tebet acena com “educação como prioridade nacional” | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Em tempos de “retrocessos civilizatórios”, como a volta ao Mapa da Fome, Simone Tebet acena com “educação como prioridade nacional”

Em São Paulo, candidata participa de encontro sobre educação ao lado do ex-ministro e ex-secretário Rossieli Soares

A candidata Simone Tebet e Rossieli Soares participaram na tarde de hoje, terça-feira (19/9), do encontro “Educação Agora para o Brasil”, no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura, em São Paulo. Rossieli, que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados, foi ministro da Educação e secretário da Educação nos governos de São Paulo e do Amazonas.

Com moderação da atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo, a mesa contou ainda com a presença de Márcia Bernardes, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação São Paulo (Undime).

Antes de iniciar sua participação no encontro, Rossieli declarou apoio a Simone: “Estou aqui como educador apaixonado que defende a candidatura de Simone Tebet. Precisamos mostrar força neste primeiro turno. O Brasil precisa votar em Simone Tebet”.

Após destacar sua experiência como professora e na vida pública, Simone afirmou que olha para trás e percebe que os mesmos riscos do passado estão presentes hoje: “São retrocessos civilizatórios, como a volta do Brasil ao Mapa da Fome”. “Caso seja eleita, a educação será prioridade nacional”, disse, referindo-se ainda à necessidade de recuperar o tempo perdido com a pandemia e mudar o futuro das nossas crianças e jovens num prazo curto.

“Quando iniciei minha campanha, a primeira pergunta que ouvi, em um dos bairros pobres de Brasília, foi: ‘Por que começar sua campanha em uma creche se criança não dá voto?’ Quando me perguntam por que eu sou candidata à Presidência da República respondo que sou um ser político, porque eu amo o meu país e não abro mão de que ele seja para todos. Como professora, é minha obrigação servir ao meu país, aos nossos jovens, às nossas crianças. Por isso, vou criar uma secretaria nacional da criança e do adolescente e essa responsabilidade vai ficar na minha mesa. Quero saber o que está sendo feito para essas crianças e para os adolescentes”.

Rossieli destacou o fato de o Brasil enfrentar um momento de forte polarização, situação que traz sérias consequências para a educação. “A gente vai vendo que os temas que são importantes vão passando ao largo. A educação tem sido machucada, atacada, abandonada. No momento mais difícil de nossa história, com a pandemia, as crianças passaram a enfrentar insegurança alimentar e perdas enormes nos processos de aprendizagem. Outro grande desafio é a saúde mental e emocional de nossas crianças. Isso é tão importante nesse momento e não vejo candidatos, à exceção da Simone, puxando esse tema. A Simone tem sido firme desde o inicio em relação à educação infantil.”

Em uma de suas falas, Márcia Bernardes declarou: “Saber que você começou sua campanha numa creche, Simone, me enche de alegria. Antes de ser secretária da Educação e presidente da Undime, eu sou diretora de creche. No passado sofri muito preconceito com as pessoas questionando sobre ter diretor em creche. E só quem estuda sabe da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento de uma pessoa. Para cada real investido no ensino superior, apenas 23 centavos são destinados para a educação infantil. Precisamos inverter esta pirâmide. Não porque a formação no ensino superior não seja importante, mas sabemos que a base precisa de investimentos também”.

Simone falou ainda sobre a importância da primeira infância em seu governo, com a conclusão das aproximadamente 2 mil creches inacabadas no país, com o fim das filas para obter vagas na pré-escola e com a expansão de vagas em creches, ajudando estados e municípios a, pelo menos, cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), de ter 50% dos alunos de 0 a 3 anos matriculados.

COLETIVA DE IMPRENSA

Programa Mãe Brasileira – “Mãe Brasileira é um projeto inspirado no Mãe Paulistana. Desde o primeiro dia de gestação, a mulher terá atendimento médico integral, inclusive com acompanhamento preventivo. São dezenas de doenças que podem ser prevenidas, tratadas e curadas nos primeiros dias. Algumas, se nós não curarmos nos primeiros dias ou nos seis primeiros meses, não se cura mais. É um crime o que tem sido feito com as crianças mais pobres, quando a não se dá esse tipo de assistência. Saúde pública é prioridade. Essa experiência é do Estado de São Paulo e, se o Estado de São Paulo faz, o Brasil pode e deve fazer, porque criança e adolescente é prioridade do nosso programa de governo”.

Ausência de Lula no debate do SBT – “Acho lamentável. Em um momento difícil, na eleição mais importante da história do Brasil, aquele que está em primeiro lugar nas pesquisas se esconde por medo para não dizer o que vai fazer para o Brasil. Como é que alguém pode dar uma carta em branco para um candidato a presidente da República que vai ter o destino de seu povo, o destino de 215 milhões de brasileiros na mão? Espero que ele possa rever até o dia do debate porque é muito importante que o ex-presidente possa dizer, inclusive, o que vai fazer, por exemplo, pela educação pública do Brasil”.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Em evento na Febraban, nesta sexta (29), ministra ressaltou também a divulgação feita pelo IBGE do menor índice de desemprego do país de toda a…

leia mais
Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a primeira a falar com Virgínia de Ângelis sobre o Brasil do futuro; planejamento de longo…

leia mais
Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet