Empresas aéreas não poderão cobrar pela marcação antecipada de assento Medida foi aprovada no Senado e segue para Câmara  | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Empresas aéreas não poderão cobrar pela marcação antecipada de assento Medida foi aprovada no Senado e segue para Câmara 

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o PLS 186/2018, que proíbe as empresas aéreas de cobrarem pela marcação antecipada de assento. Desde fevereiro, uma companhia começou a cobrar até R$ 20 reais pelo serviço. Outra empresa prevê o início da cobrança a partir da próxima semana.  Por iniciativa da líder do MDB no Senado, Simone Tebet (MS), o projeto foi votado em urgência no Plenário e segue agora para a apreciação da Câmara dos Deputados.

 

A proposta, autoria do senador Reguffe (S/Partido-DF), dispõe sobre o direito do consumidor à marcação antecipada e gratuita de assento em voo operado em território brasileiro. “Quando alguém compra uma passagem, tem que ter direito à marcação de assento, e não a companhia aérea querer ganhar mais dinheiro ainda em cima do consumidor”, reclamou Reguffe.

 

Ao solicitar a urgência ao projeto, Simone Tebet destacou que o Parlamento vem travando uma luta constante contra as companhias aéreas brasileiras e criticou o fato de os representantes das empresas passarem informações contraditórias e inverídicas aos parlamentares, “sempre pedindo algo em seu benefício, sob o argumento de que vão diminuir o preço das passagens. Foi assim quando pediram a isenção ou a alíquota unificada de ICMS, foi assim quando disseram que precisavam cobrar pela bagagem”, lembrou.

 

Simone Tebet ainda disse que o Congresso precisava deliberar sobre a cobrança pela marcação do assento antecipada e lembrou que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou a ausência de regulamentação dessa matéria.

 

“Isso aqui (a cobrança) para mim é um tapa na cara do povo brasileiro. Por isso, peço para votarmos em definitivo a proibição de cobrança de assento marcado, antecipado, nas companhias aéreas”, disse.

 

A tramitação acelerada foi amplamente apoiada pelos parlamentares presentes na sessão e a matéria foi aprovada.

 

Assessoria de imprensa

 

 

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet