Esforço concentrado para concluir o Censo nas favelas brasileiras; ministra vai a Heliópolis com a Cufa e o IBGE | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Esforço concentrado para concluir o Censo nas favelas brasileiras; ministra vai a Heliópolis com a Cufa e o IBGE

Parceria entre MPO, IBGE, CUFA e Data Favela levará recenseadores até comunidades em que a coleta de dados ainda não tinha sido concluída

Ninguém ficará para trás. Uma ação conjunta entre o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a Central Única das Favelas (Cufa), o Data Favela e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levará recenseadoras e recenseadores para completar o Censo Demográfico nas favelas brasileiras.

A partir deste sábado, 25 de março, haverá um esforço concentrado por parte de recenseadores e supervisores do IBGE nas maiores favelas das 26 capitais e do Distrito Federal para percorrer as áreas que ficaram sem coleta dentro dessas comunidades.

Há 11.403 favelas em todo o país. Boa parte das moradoras e dos moradores de todas as favelas brasileiras já foi recenseada dentro do prazo regulamentar do Censo, que começou em agosto do ano passado e foi concluído em 28 de fevereiro deste ano. A ação agora é pontual – e final.
“Abram as portas para o colete azul do IBGE: é muito importante”, disse a ministra Simone Tebet. “Sem Censo, não há dados para políticas públicas”, completou o presidente global da Cufa, Preto Zezé.

Assista ao vídeo em que a ministra Simone Tebet e Preto Zezé falam sobre essa ação conjunta e convidam todos para participar

Mais informações:
O IBGE coletou dados de mais de 91% da população brasileira. Desde 1º de março, o Instituto entrou na etapa de apuração dos dados. Essa revisão técnica, realizada por demógrafos do IBGE e por técnicos externos contratados justamente para isso, corre em paralelo a ações pontuais finais de coleta. A apuração será concluída no fim de abril e os dados preliminares do Censo serão anunciados pelo IBGE no dia 2 de maio.

Além dessa ação final do Censo nas favelas brasileiras, o MPO também lidera uma cooperação com outros cinco ministérios do governo Lula para concluir o Censo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima e no Amazonas. Ela será concluída no fim deste mês. Para mais detalhes sobre essa ação, clique aqui.

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet