Esforço concentrado para concluir o Censo nas favelas brasileiras; ministra vai a Heliópolis com a Cufa e o IBGE | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Esforço concentrado para concluir o Censo nas favelas brasileiras; ministra vai a Heliópolis com a Cufa e o IBGE

Parceria entre MPO, IBGE, CUFA e Data Favela levará recenseadores até comunidades em que a coleta de dados ainda não tinha sido concluída

Ninguém ficará para trás. Uma ação conjunta entre o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a Central Única das Favelas (Cufa), o Data Favela e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levará recenseadoras e recenseadores para completar o Censo Demográfico nas favelas brasileiras.

A partir deste sábado, 25 de março, haverá um esforço concentrado por parte de recenseadores e supervisores do IBGE nas maiores favelas das 26 capitais e do Distrito Federal para percorrer as áreas que ficaram sem coleta dentro dessas comunidades.

Há 11.403 favelas em todo o país. Boa parte das moradoras e dos moradores de todas as favelas brasileiras já foi recenseada dentro do prazo regulamentar do Censo, que começou em agosto do ano passado e foi concluído em 28 de fevereiro deste ano. A ação agora é pontual – e final.
“Abram as portas para o colete azul do IBGE: é muito importante”, disse a ministra Simone Tebet. “Sem Censo, não há dados para políticas públicas”, completou o presidente global da Cufa, Preto Zezé.

Assista ao vídeo em que a ministra Simone Tebet e Preto Zezé falam sobre essa ação conjunta e convidam todos para participar

Mais informações:
O IBGE coletou dados de mais de 91% da população brasileira. Desde 1º de março, o Instituto entrou na etapa de apuração dos dados. Essa revisão técnica, realizada por demógrafos do IBGE e por técnicos externos contratados justamente para isso, corre em paralelo a ações pontuais finais de coleta. A apuração será concluída no fim de abril e os dados preliminares do Censo serão anunciados pelo IBGE no dia 2 de maio.

Além dessa ação final do Censo nas favelas brasileiras, o MPO também lidera uma cooperação com outros cinco ministérios do governo Lula para concluir o Censo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima e no Amazonas. Ela será concluída no fim deste mês. Para mais detalhes sobre essa ação, clique aqui.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet