Estados e municípios em crise poderão renegociar suas dívidas | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Estados e municípios em crise poderão renegociar suas dívidas

Estados, Distrito Federal e municípios em crise financeira poderão renegociar dívidas e contratar novos empréstimos, mesmo que não estejam respeitando os critérios legais. É o que determina o Projeto de Resolução do Senado PRS 22/2017, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (20). A proposta flexibiliza os critérios para a adesão no Regime de Recuperação Fiscal, reduzindo as exigências para renegociar dívidas ou contratar operações de crédito com garantia da União. O projeto vai ao Plenário em regime de urgência.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse que o projeto é relevante, mas que “a raiz do problema está na má distribuição dos recursos entre União, estados e municípios, já que 90% dos serviços e atribuições estão a cargo de estados e municíp”. Ela defendeu um novo pacto federativo e a redução das desigualdades regionais.

A CAE também aprovou o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 21/2017, que trata da concessão de garantia da União a empréstimos ao Distrito Federal, a estados e municípios. A proposta impõe limitação anual à contratação de operações de crédito por parte dos entes federados.

Corrupção
O Fundo Nacional de Combate à Corrupção também foi aprovado nesta terça-feira. O fundo será vinculado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, com a finalidade de ser fonte de recursos para financiar ações de combate a corrupção.

Simone Tebet elogiou a aprovação da matéria. “A criação deste fundo vai permitir que a política nacional de combate à corrupção não pare”, disse lembrando que recursos orçamentários são contingenciados, especialmente em períodos de crise.

O projeto do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) ainda será votado na CCJ antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Simone Tebet e Marina Silva destacam a transversalidade da Agenda Ambiental no governo

Simone Tebet e Marina Silva destacam a transversalidade da Agenda Ambiental no governo

As ministras participaram do 2º Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público, promovido pelo MPO e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do…

leia mais
Ministra Simone Tebet entrega ao presidente Lula relatório do Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano

Ministra Simone Tebet entrega ao presidente Lula relatório do Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano

Subcomitê identificou 100 projetos do Novo PAC com potencial de desenvolvimento regional, juntos, no mapa, deram origem a cinco rotas de integração O presidente Luiz…

leia mais
Programa Minha Casa, Minha Vida entrega moradias em quatro estados do país

Programa Minha Casa, Minha Vida entrega moradias em quatro estados do país

Ministra Simone Tebet participa da distribuição de 537 dessas unidades com o governador Renato Casagrande em Aracruz (ES) Suzana. Bárbara. Priscila. Sirleida. Quatro mulheres, quatro…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet