“Estamos indignados. Pantanal grita por socorro”, diz Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Estamos indignados. Pantanal grita por socorro”, diz Simone Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) sugeriu que a Comissão Temporária do Pantanal ouça conjuntamente diversas autoridades. Por sua sugestão foram convidados os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). Ela também propôs que sejam ouvidos, na mesma mesa, o homem pantaneiro, um representante da comunidade indígena, ambientalistas e representantes do agronegócio, da agroindústria e um representante da Coalizão Brasil, para que sejam ouvidos todos os lados conjuntamente. “Não adianta dialogarmos com os iguais”, disse durante a reunião remota da Comissão que ocorre neste sábado (19).

Indignação

A senadora ainda disse que anualmente há queimadas no Pantanal sul-mato-grossenses e mato-grossenses, mas que este ano os impactos estão muito piores. “Nós já saímos da comoção há muito tempo. Não é de hoje que vemos o Pantanal devastado. Mas nunca algo como o que estamos vendo neste momento. O meio ambiente grita por socorro. Nós estamos é indignados de estarmos vivendo este momento sem suporte necessário para a prevenção. É tempo de ação e o recado é que esta Comissão não vai terminar sem dar uma palavra propositiva”, disse.

Simone elogiou a ação do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas. Ela ainda alertou para os impactos para a saúde da população e para a economia. Os rios estão secando e há perda de navegabilidade, o que prejudica o escoamento da produção agropecuária.

Amazônia

A senadora Simone Tebet voltou a expressar sua alegria por ver a união, “ainda que pela dor”, de ambientalistas e ruralistas com a criação da Coalizão Brasil em prol da Amazônia. Tebet destacou que o meio ambiente é uno e que os biomas do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica estão interligados e o que ocorre em uma área gera consequências nas outras. “Há uma convergência de que meio ambiente é vida, e desenvolvimento sustentável é cuidar do meio ambiente e das pessoas que lá moram e precisam tirar o seus sustento, com o desenvolvimento sustentável”, finalizou.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet