Festas típicas | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Festas típicas

Pluralidade cultural caracterizam as festas típicas de Mato Grosso do Sul

A localização geográfica do estado é responsável pela nossa pluralidade cultural. Temos fronteiras com Paraguai e Bolívia, além de divisa entre Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e contamos com uma boa parte do Pantanal no nosso território.

Isso faz com que tenhamos muita influência na cultura de todas essas proximidades. E para motivarmos uma grande integração dessa pluralidade, dentro da nossa própria região, o nosso calendário de festas populares e religiosas atraem não só moradores, como visitantes dos municípios vizinhos e de outros cantos do mundo.

Festival América do Sul (FAS)

Realizado no coração do Pantanal, nas regiões de Corumbá, Ladário e Bolívia. O evento anual ocorre desde 2004 para promover a integração dos povos da América do Sul e é considerado o maior encontro cultural da região, reunindo diversas atrações artísticas para grandes shows musicais, dança, teatro, circo, cinema, exposições de artes plásticas, apresentações de artistas de rua, debates, seminários e palestras.

Festival de Inverno em Bonito

Desde 1999, Bonito é palco para shows, filmes, peças teatrais, espetáculos de dança, palestras e oficinas com temas do turismo ecológico e economia criativa, além de incentivar a degustação da gastronomia típica e o turismo local.

Porco no Rolete de São Gabriel do Oeste

Uma das maiores festas gastronômicas de Mato Grosso do Sul é realizada desde 1993 no Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Chama Crioula, com o tradicional almoço do evento com direito a leitões assados e muita linguiça, além de diversos shows com artistas de renome nacional e exposições de agronegócios.

A festa é uma importante ferramenta de divulgação da carne suína, principal fonte de renda da cidade, e sua forte influência no mercado nacional e internacional.

Festa da Linguiça em Maracaju

A festa nasceu de um projeto do Rotary Club da cidade, em 1994, para divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade: a linguiça!

O evento ganhou proporções internacionais e junto com a parte gastronômica, foram incluindo atrativos ao longo dos anos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões e artesanato.

Além de difundir o sabor da culinária local e incentivar o turismo na cidade, todo o lucro obtido na festa é destinado para entidades assistenciais da cidade, como por exemplo, APAE, casas de amparo para idosos, crianças e adolescentes, auxílio a cadeirantes e ao hospital local.

Festival do Sobá em Campo Grande

O evento é realizado na capital desde 2005, com foco no nosso prato típico de origem japonesa, o sobá, e conta com uma agenda repleta de atrações culturais na feira central da cidade.

Banho de São João em Corumbá

A festa sempre é realizada no dia 23 de junho e tem cortejo de andores e batismo nas águas do rio Paraguai. É considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Mato Grosso do Sul pelo Decreto Nº 12.923, de 21/06/2010.

Festa Junina de Nova Andradina

A temporada junina é feita na cidade em praças, escolas e ruas, para valorizar a cultura regional, além de oferecer lazer para as famílias, com comidas e bebidas típicas de São João, com muito arrasta-pé e forró.

Festa do Divino em Coxim

Realizada desde 1895 é uma das festas com maior manifestação religiosa e cultural da cidade. Geralmente feita em julho, reúne muita fé, música, tradição, comidas típicas, artesanato local e bingo.

A população local recebe a visita dos festeiros com a bandeira do divino e retribuem ofertas como forma de conservar o Espírito Santo dentro de casa.

Festa da Farinha em Anastácio

Realizada desde 2005 é o maior evento da agricultura familiar de todo o estado de Mato Grosso do Sul e que fomenta o desenvolvimento da economia sustentável e aumento da comercialização dos produtos derivados da mandioca, plantação de destaque na cidade.

O evento traz a cultura nordestina nas atrações musicais, shows humorísticos e comidas típicas utilizando a farinha de mandioca como principal ingrediente.

Festa do Ovo em Terenos

O evento foi criado em 2008 para homenagear a colônia japonesa da cidade e que são os maiores produtores de ovos de Mato Grosso do Sul.

Além das vendas de ovos e shows, o evento conta com praça de alimentação com omelete, croquete, crepe e quindim, além de comidas típicas japonesas, como por exemplo sushi, sobá, caldos e lanches.

Procissão dos Navegantes em Bataguassu

Desde 1948 a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reúne as comunidades de Bataguassu e a cidade paulista de Presidente Epitácio nas águas do Rio Paraná, por conta de uma promessa realizada pelos navegantes em favor do regresso de um combatente da Segunda Guerra Mundial. 

A extensa programação em 10 dias de celebração religiosa em ambas as cidades, contam com a procissão fluvial, ápice do evento, onde a população de Bataguassu realiza o trajeto nas águas até a margem paulista.

Além da celebração religiosa nas águas, o evento conta com shows de música, queima de fogos, parque de diversões para a criançada e praça de alimentação com os pescados da região.

Festa do Peixe em Dourados e Itaquiraí

Criada em 2004 é um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso do Sul, sempre realizada na Semana Santa, movimenta um dos setores mais importantes da economia da cidade.

Em todas as edições são feitos em espaços públicos com lagos para a atração principal da festa acontecer: o torneio de pesca, nas categorias de parapesca, infantil e adulto. O participante que pescar o peixe mais pesado recebe uma premiação.

Além de diversas atividades esportivas como futevôlei, vôlei, futebol de praia e corrida do peixe com premiações para os participantes.

Durante todo o evento, barracas e food trucks com cardápio variado estão distribuídos pelas praças e um concurso gastronômico é realizado para premiar o melhor prato à base de peixe.

Festa da Cana em Sonora

Em 1999, o padre Severino teve a ideia de homenagear os cortadores de cana da cidade com uma festa. As duas primeiras foram pequenas e realizadas no próprio Salão Paroquial da Igreja Católica.

Mas na terceira edição, a festa cresceu e abrangeu toda a população. Feita sempre em setembro, no espaço social da usina de cana da cidade, com diversos shows, atrações e exposições para moradores e turistas.

De quatro em quatro anos, o evento assumiu compromisso ambiental de mensurar as emissões de CO2 da cidade, além de distribuir sementes e mudas na festa, com lugares pré determinados para plantio. 

Rodeios: Aparecida do Taboado, Inocência, Cassilândia e Santa Rita do Pardo

As cidades contam com programações especiais de rodeio profissional e diversos shows, principalmente de música sertaneja, para movimentar o turismo dos locais, além de proporcionar lazer aos moradores, mantendo viva a tradição dos rodeios.

Compartilhe
TAGS
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet