Governo reúne 37 Ministérios para discutir incorporação da participação social no PPA | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Governo reúne 37 Ministérios para discutir incorporação da participação social no PPA

Simone Tebet, Márcio Macêdo e Miriam Belchior conduzem reunião de balanço da etapa participativa do Plano Plurianual 2024-2027 e de definição dos próximos passos

Representes dos 37 Ministérios se reuniram na tarde da terça-feira, 25/7, com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Miriam Belchior, secretária executiva da Casa Civil, para discutir a incorporação das propostas apresentadas e mais votadas pela população na elaboração do Plano Plurianual 2024-2027.

Estiveram presentes na reunião de trabalho os secretários executivos, os os subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), os responsáveis pelo Planejamento e os assessores ou assessoras de Participação Social e Diversidade de cada um dos 37 ministérios. A ministra Tebet e o ministro Macêdo relataram aos participantes todo o processo do PPA Participativo, incluindo as 27 plenárias presenciais, que reuniram 35 mil pessoas, a plataforma digital, com mais de 1,5 milhão de votos e 8.254 propostas recebidas, e os fóruns Interconselhos.

“Ouvimos a sociedade e vamos entregar o PPA mais participativo da história do país”, disse Tebet, ressaltando o alcance permitido pela plataforma digital. Macedo pontuou que a etapa participativa foi marcada pela retomada do diálogo com a sociedade e que agora cabe aos ministérios a manutenção desse canal de comunicação com a população e com os movimentos que apresentaram propostas para o PPA. “Essa nova etapa é fundamental para que o PPA seja um retrato de todo esse processo”, defendeu.

A secretária Nacional do Planejamento, Leany Lemos, explicou como está sendo feita a incorporação das propostas no PPA e o trabalho que cabe aos ministérios na definição das metas físicas e quantitativas que vão compor o PPA 2024-2027. Ela chamou atenção para os 66 indicadores nacionais que vão compor o Plano Plurianual, sendo nove atrelados à visão de futuro e 57 relacionados aos eixos estratégicos. “Agora cabe a cada ministério calibrar suas metas”, disse ela, lembrando do prazo curto para que todo esse processo esteja concluído, pois o PPA precisa ser entregue ao Congresso Nacional em 31 de agosto.

A ministra Tebet, por sua vez, pediu aos ministérios que adotem “metas e indicadores desafiadores porque o Brasil tem pressa”. “A população nos ajudou a desenhar o Brasil que quer para os próximos quatro anos, por isso o PPA não pode ser uma peça burocrática. Ele deve ser a nossa bússola”, defendeu, reforçando a importância da volta do planejamento para a melhoria das políticas públicas no país.

Ao final do encontro, a ministra Tebet pediu a todos os presentes na reunião que lessem juntos a visão de futuro do PPA 2024-2027: “Um país democrático, justo, desenvolvido e ambientalmente sustentável, onde todas as pessoas vivam com qualidade, dignidade e respeito às diversidades”.

Fotos: Bruno Peres/ASCOM SG-PR

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet