Impeachment pode ser votado em julho | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Impeachment pode ser votado em julho

Sugestão de Simone Tebet de reduzir prazo do julgamento em 20 dias foi acatada. Defesa de Dilma vai recorrer ao STF

Foi acatada a questão de ordem da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) que diminui em 20 dias o prazo para o julgamento do processo de impeachment na comissão. A sugestão foi feita na reunião da semana passada e foi aceita pelo presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB) nesta quinta-feira (2). Simone alegou que, de acordo com o Código de Processo Penal, são de cinco e não de 15 dias o para as alegações finais de cada uma das partes (defesa e acusação). No entanto, é possível haver uma flexibilidade nos prazos que não estão rigorosamente expressos em lei.

Assim, o impeachment poderia ser votado na Comissão na primeira semana de julho e no Plenário até o meados de julho.

A redução do prazo será contestada pela defesa da presidente Dilma Rousseff no Supremo Tribunal Federal por meio de recurso. O presidente da comissão decidiu aguardar a decisão do presidente do STF, Ricardo Levandowski, antes de fechar o calendário. O ex-ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, participou da sessão.

No cronograma apresentado anteriormente pelo relator, senador Antonio Anastásia (PSDB-MS) a discussão e votação no Plenário seria nos dias 1 e 2 de agosto.

Requerimentos
O relator da comissão, senador Antonio Anastásia PSDB-MS) apresentou a análise sobre requerimentos da acusação, da defesa e dos integrantes da comissão. Pediu a realização de 21 oitivas, incluindo a presidente afastada, Dilma Rousseff, o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o Procurador do TCU, Júlio Marcelo de Oliveira. A defesa de Dilma terá 48 horas para aditar o rol de testemunhas.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet