Induzir crianças e adolescentes à automutilação pode virar crime | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Induzir crianças e adolescentes à automutilação pode virar crime

A Comissão de Constituição e Justiça vai votar na próxima semana o Projeto de Lei do Senado nº 664/2015, do Senador Ciro Nogueira, que inclui artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente para tipificar o crime de induzimento, instigação ou auxílio à automutilação de criança ou adolescente à semelhança do previsto no art. 122 do Código Penal com relação ao suicídio.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) lembrou do fenômeno da Baleia Azul e defendeu a tipificação do crime. “Essa pena é necessária até para que se coíba fenômenos como o Balei Azul que apavorou muitos pais e adolescentes”, disse.

As penas para quem induzir a automutilação são de seis meses a um ano no tipo simples; de um a dois anos se resultar lesão corporal; de um a três anos se resultar lesão corporal grave; e de dois a seis anos se resultar morte. As penas estão em consonância com as demais previstas no Código Penal, em especial a do crime de induzimento ao suicídio, bem como na legislação penal esparsa.

Este projeto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Na CCJ, a matéria é relatada pela senadora Ana Amélia. Na reunião desta quarta-feira (31) foi pedida vistas à proposta, que volta à pauta na próxima semana. A matéria é terminativa, se aprovada, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

17% praticam cutting no mundo
O chamado “cutting”, ou automutilação é a agressão deliberada ao próprio corpo, sem a intenção de cometer suicídio. Uma pesquisa publicada na revista científica da Academia Americana de Pediatria (2006), aponta que 17% dos adolescentes em idade escolar praticaram automutilação mais de uma vez em toda a sua vida.

Especialistas afirmam que as redes sociais podem estar contribuindo para a prática, haja vista a existência de grupos on line que incentivam esta prática.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet