Induzir crianças e adolescentes à automutilação pode virar crime | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Induzir crianças e adolescentes à automutilação pode virar crime

A Comissão de Constituição e Justiça vai votar na próxima semana o Projeto de Lei do Senado nº 664/2015, do Senador Ciro Nogueira, que inclui artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente para tipificar o crime de induzimento, instigação ou auxílio à automutilação de criança ou adolescente à semelhança do previsto no art. 122 do Código Penal com relação ao suicídio.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) lembrou do fenômeno da Baleia Azul e defendeu a tipificação do crime. “Essa pena é necessária até para que se coíba fenômenos como o Balei Azul que apavorou muitos pais e adolescentes”, disse.

As penas para quem induzir a automutilação são de seis meses a um ano no tipo simples; de um a dois anos se resultar lesão corporal; de um a três anos se resultar lesão corporal grave; e de dois a seis anos se resultar morte. As penas estão em consonância com as demais previstas no Código Penal, em especial a do crime de induzimento ao suicídio, bem como na legislação penal esparsa.

Este projeto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Na CCJ, a matéria é relatada pela senadora Ana Amélia. Na reunião desta quarta-feira (31) foi pedida vistas à proposta, que volta à pauta na próxima semana. A matéria é terminativa, se aprovada, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

17% praticam cutting no mundo
O chamado “cutting”, ou automutilação é a agressão deliberada ao próprio corpo, sem a intenção de cometer suicídio. Uma pesquisa publicada na revista científica da Academia Americana de Pediatria (2006), aponta que 17% dos adolescentes em idade escolar praticaram automutilação mais de uma vez em toda a sua vida.

Especialistas afirmam que as redes sociais podem estar contribuindo para a prática, haja vista a existência de grupos on line que incentivam esta prática.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet