Marcha dos Prefeitos aplaude de pé Simone Tebet, em Brasília. | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Marcha dos Prefeitos aplaude de pé Simone Tebet, em Brasília.

“Fui prefeita de um município do interior do interior do Brasil e sei das alegrias e das dores de ter a responsabilidade de governar o destino de cidadãos que muitas vezes vivem nos rincões do Brasil.” Foi assim que a senadora Simone Tebet saudou hoje, 26/04, os cerca de 6 mil participantes da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na capital federal. Na ocasião, a pré-candidata à Presidência da República pelo MDB conquistou o público presente no evento ao tratar de temas municipalistas, mas também de questões da política nacional. Ela se autodefiniu como uma “municipalista raiz”. Além de ter sido prefeita, eleita e reeleita, de Três Lagoas (MS), sua cidade natal, foi eleita representante do Centro-Oeste na diretoria da CNM, em 2009. “Aqui, me sinto em casa duplamente”, disse.

A seguir, alguns temas abordados pela pré-candidata que, ao final da sua participação na Marcha, assinou uma carta-compromisso com as propostas e demandas da CNN, ao lado do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski:

Pacto Federativo
No encontro, ela defendeu uma revisão do Pacto Federativo, cujo desequilíbrio crônico entre encargos e fontes de custeio asfixia as prefeituras brasileiras. “Eu assumo o compromisso de continuar defendendo um Pacto mais justo”, afirmou Simone. “Hoje, 80% dos recursos disponíveis ficam com a União e com os Estados, sendo que cerca de 20% vão para os municípios, mas é nesses locais, nos municípios, que as pessoas buscam trabalho, renda, escolas, creches, lazer, a vida, enfim.”

Auxílio Brasil
Sobre o Auxílio Brasil, a senadora lançou um alerta: “Não tem dinheiro para bancar no ano que vem o Auxílio Brasil”, destacou. “Temos este ano porque criamos um crédito extraordinário, aliás, nem isso, fizemos o que muitos chamam de ‘PEC do Calote’ para suprir uma necessidade.” Agora, observou a pré-candidata, é necessário avançar. “É preciso remodelar o sistema de transferência de renda permanente para as famílias mais vulneráveis do Brasil, mas temos de fazer isso com porta de saída para essas pessoas.”

Orçamento Secreto
A senadora Simone Tebet fez ainda duras críticas contra autoridades que tentam justificar o chamado “orçamento secreto”. “Lamento, porque, se essa moda pega, as assembleias legislativas vão querer tomar conta dos cofres estaduais e as câmaras de vereadores dos municipais”, afirmou, enumerando, a seguir, alguns pontos que contesta. “Primeiro: o dinheiro é público. É do povo brasileiro. É preciso ter transparência e ética com esse dinheiro. Segundo: eu sou senadora da República e não sei para aonde estão indo 16 bilhões de reais.”

Na sequência, a parlamentar questionou: “Eu pergunto se algum prefeito uma prefeita que recebeu de um único parlamentar 100 milhões ou 150 milhões de reais de emendas? Pois tem prefeito que recebeu. É justo alguns receberem e outros não? É justo alguns parlamentares terem esse dinheiro e outros não? É justo nós não podermos disputar a presidência do Senado ou a presidência Câmara de forma igualitária. no mano a mano, na coragem, no voto, no discurso, nas propostas, sabendo que tem ‘orçamento secreto’ sendo distribuído para direcionar a consciência de parlamentares? É justo com o povo brasileiro que está desempregado e 40% da população brasileira em insegurança alimentar, e nós temos 16 bilhões de reais nas mãos de alguns poucos no Congresso Nacional, com poder para virem reeleitos, empoderados, porque distribuíram [esse dinheiro] para currais eleitorais de forma não igualitária?”. Simone frisou, como havia advertido em outras ocasiões, que é “fácil resolver esse problema”: “Basta uma caneta, uma portaria ou um decreto, fazendo com que todos os Ministérios abram, com transparência total, para aonde está indo esse dinheiro”.

Assessoria de Imprensa
Pré-Campanha Senadora Simone Tebet
Teresa Cristina Miranda

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet