Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade

Durante a visita do Presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, entre os dias 26 e 28 de março, o Ministério do Planejamento e Orçamento e o Governo Francês assinaram Memorando de Entendimento (MoU), para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade.

O documento, assinado pela ministra Simone Tebet e o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), na quinta-feira (28/3), reflete os interesses e objetivos em comum do Brasil e da França nos temas de desenvolvimento sustentável, proteção do meio ambiente e redução das disparidades de gênero, por meio do financiamento de projetos e cooperação técnica relacionada a financiamentos externos. Estão previstas áreas específicas de colaboração como:

  • Mobilização de recursos externos: identificar oportunidades para a mobilização de recursos financeiros e conhecimentos técnicos da AFD. Os seguintes setores poderão ser explorados: segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas, saneamento básico, infraestruturas resilientes e revitalização urbana e cidades inteligentes, entre outros.
  • Cooperação institucional e técnica: desenvolvimento de estudos conjuntos e novas metodologias e diagnósticos relacionados a projetos em favor do desenvolvimento sustentável no Brasil. As atividades conjuntas permitirão compartilhar diretrizes, ferramentas, estruturas e as melhores práticas no financiamento de projetos de investimento com foco na equidade de gênero, integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável e resiliência às mudanças climáticas.

Sobre o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

A AFD é uma instituição financeira pública de desenvolvimento de propriedade do Governo francês e a principal agência implementadora do financiamento ao desenvolvimento da França, fornecendo apoio financeiro e técnico a mais de quatro mil e quinhentos (4.500) projetos e programas por meio de uma ampla gama de instrumentos financeiros em mais de cento e dez (110) países.

No Brasil a Agência atua com estados e municípios por meio do financiamento a projetos de desenvolvimento sustentável em áreas como mobilidade, saúde e educação. Com relação aos empréstimos com garantia soberana, a Agência tem uma carteira ativa de 12 projetos, totalizando aproximadamente 3,5 bilhões de reais.

Visita ao Brasil

A autoridade francesa manterá agenda em Belém (26/3), Itaguaí/RJ (manhã de 27/3), São Paulo (tarde de 27/3) e Brasília (28/3). Em Brasília o presidente Macron foi no Palácio do Planalto, onde ocorreu reunião e cerimônia de assinatura de atos, no Palácio Itamaraty, para almoço, e no Congresso Nacional.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet