Ministra Simone Tebet fala sobre inspiração e perspectivas de futuro em aula inaugural da Faculdade de Direito | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Ministra Simone Tebet fala sobre inspiração e perspectivas de futuro em aula inaugural da Faculdade de Direito

Na noite desta sexta-feira, 15, a Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, palestrou durante a Aula Inaugural da Faculdade de Direito. O evento foi realizado no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária, e teve como tema O Futuro do Brasil. Em seu discurso, falou sobre inspiração e perspectivas de futuro para a plateia cheia formada, majoritariamente, por jovens. 

A Aula Inaugural foi organizada pela Faculdade de Direito em conjunto com o Escritório Modelo de Assistência Judiciária, o Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias (Cajef) e as ligas acadêmicas do curso. 

O reitor Marcelo Turine enfatizou a importância de abordar perspectivas de futuro com os jovens. “Temos o orgulho, o prazer, de receber uma professora, uma gestora, a Simone Tebet. Para nós é um prazer ouvir ela falar sobre gestão, planejamento, governança e o futuro que ela vê pro Brasil, falando para esses jovens que estão chegando agora na nossa Universidade. São perspectivas para a gente ter cada vez mais pessoas qualificadas, que têm perfil de bons cidadãos preocupados com nosso Brasil, com nosso Mato Grosso do Sul”, pontuou.

A ministra Simone Tebet é advogada e iniciou sua vida profissional como professora na Faculdade de Direito da UFMS. Segundo a ministra, o evento é também uma oportunidade para retornar às origens. “A Universidade Federal é minha casa. Minha vida política começou em uma sala de aula, e a primeira vez que pisei em uma sala de aula foi na UFMS, que abriu as portas para mim. Depois de 20 anos fora da sala de aula, essa vai ser uma conversa compartilhada porque é assim que tem que ser, através do diálogo, um aprendizado mútuo. Espero poder mandar algumas mensagens para que os jovens possam refletir que Brasil nós vivemos e queremos. E receber deles também mensagens daquilo que eles querem que nós no Governo Federal façamos para conseguir esse sonho do Brasil, de todos nós”, afirmou. 

“Além de ser ministra do Planejamento, a Simone é uma pessoa de suma importância para a Universidade Federal porque aqui já foi docente. Ela têm conhecimento para ser passado para nossos acadêmicos porque é da área acadêmica e também do Direito. A gente fica muito feliz por ela ter aceitado esse convite. A gente está com expectativa muito boa para ouvir as palavras dela porque o tema é de relevância. Falar do futuro do Brasil não interessa só aos estudantes do Direito, interessa também à toda a sociedade”, salientou o diretor da Faculdade de Direito, Fernando Lopes Nogueira.

“Para a juventude, o papel que ela representa é muito importante, por possibilitar que a juventude enxergue nela uma figura política importante, uma mulher à frente de um ministério, traz para nosso Curso de Direito enriquecimento”, afirmou a coordenadora do curso de Direito, Tchoya Gardenal Fina do Nascimento.

O estudante de Direito e presidente do Cajef, Enzo Cassol Moraes, enfatiza a importância do evento para a formação acadêmica. “Esse evento é importantíssimo como uma forma de inspiração para nossos estudantes porque sempre trazemos palestrantes de referência nacional. Sabemos que a aula inaugural traz temas mais abrangentes e menos técnicos, o foco é realmente trazer inspiração para a carreira daquele Aluno trazendo profissionais de diferentes áreas do Direito para que ele possa conhecer e ver de perto”.

Fonte: Alíria Aristides / UFMS

Fotos: Álvaro Herculano

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet