Ministra Simone Tebet, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina e embaixadores de cinco países, assinam Compacto Lusófono | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Ministra Simone Tebet, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina e embaixadores de cinco países, assinam Compacto Lusófono

Documento assinado nesta segunda (22/4), em Brasília, tem como objetivo promover o investimento privado em países africanos de língua portuguesa

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, recebeu nesta segunda (22/4), no MPO, o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina. A ministra reforçou ao presidente o compromisso brasileiro com o Banco, do qual a ministra é governadora, representando o Brasil, e citou o alinhamento da agenda brasileira no G20 com a União Africana em três temas centrais: erradicação da miséria e combate à pobreza, desenvolvimento econômico sustentável e a nova arquitetura financeira internacional.

Tebet lembrou que a parceria e aproximação com os países africanos é uma agenda central para o Governo Federal na atual gestão e que o país está empenhado em oferecer todo apoio e colaboração técnica para o desenvolvimento da África. “O Brasil e os países africanos de língua portuguesa guardam fortes laços históricos, culturais e sociais e precisamos trabalhar para fortalecer os laços econômicos por meio de mais investimentos, comércio e cooperação”, apontou. 

O presidente Adesina falou sobre atuação do Banco e sobre o papel central que o Brasil pode desempenhar como parceiro, levando experiência e desenvolvimento tecnológico, em áreas como saúde e agricultura, e investimento privado, das empresas brasileiras, para projetos nos países africanos. Ele citou que a África e o Brasil possuem uma união natural e que busca, à frente do Banco, estreitar ainda mais este laço.

Assinatura.

Após a reunião ocorreu a cerimônia de assinatura do memorando de entendimento que formaliza a adesão brasileira ao Compacto Lusófono, um acordo voltado ao desenvolvimento do setor privado dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e que abre novas oportunidades para a internacionalização de empresas brasileiras no continente africano. A cerimônia contou com a presença do embaixadores de Angola, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo, Cabo Verde, Jose Pedro Chantre D´Oliveira, Guiné-Bissau, M’Bala Alfredo Fernandes, Moçambique, Jacinto Januário Maguni e Portugal, Luís Filipe Melo e Faro. Dos acionistas de língua portuguesa no BAD, apenas o Brasil ainda não tinha assinado o Compacto. Para a ministra Simone Tebet, o Compacto Lusófono será “importante instrumento de apoio a parcerias entre os setores público e privado do Brasil e dos Países de Língua Portuguesa na África”. 

A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, Renata Amaral, explica que “o memorando busca promover o investimento e o desenvolvimento de projetos estruturantes, englobando vários instrumentos para a mitigação de riscos e a alavancagem de recursos privados, bem como a eventual prestação de assistência técnica institucional”. 

Saiba mais

O Compacto de Financiamento do Desenvolvimento para os Países Africanos de Língua Portuguesa – Compacto Lusófono é uma iniciativa lançada em 2018, a partir do Memorando de Entendimento – MoU assinado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelos Governos de Portugal e de seis (PALOPs) – Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Seu objetivo é acelerar o crescimento inclusivo, sustentável e diversificado do setor privado nos PALOPs.

BAD

O Brasil aderiu ao Fundo Africano de Desenvolvimento e ao Banco Africano de Desenvolvimento em 19 de dezembro de 1973 e 14 de março de 1982, respectivamente. A cooperação técnica do Brasil, que inclui a transferência de conhecimentos, tecnologias e competências para promover o desenvolvimento, é dominada pelo apoio à agricultura, saúde e educação, que representa metade da cooperação técnica. (Fonte: https://www.afdb.org/pt)

Fonte: MPO

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet