Ministros do Governo Federal visitam Usina da Paz Cabanagem, em Belém | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Ministros do Governo Federal visitam Usina da Paz Cabanagem, em Belém

Por Paulo Garcia (SEAC) – Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Cumprindo agenda em Belém, uma comitiva do governo federal conheceu, na tarde desta segunda-feira (19), as instalações do maior complexo de cidadania do Brasil, chamado Usinas da Paz.

A visita foi realizada na UsiPaz Cabanagem e foi guiada pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana Ghassan, o secretário de Articulação da Cidadania Igor Normando, e demais autoridades estaduais.

Entre os participantes estavam os ministros das Cidades, Jader Filho; da Integração Regional, Waldez Goés; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Os representantes do Governo Federal puderam conhecer o funcionamento e as atividades realizadas diariamente no complexo cabano, como as aulas da sala de música, informática, corte e costura, balé, os espaços da biblioteca e gastronomia. Do lado de fora, estavam sendo realizadas as aulas de natação, karatê e vôlei.

No final da visita, a comitiva se dirigiu à Plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 no Estado do Pará, evento realizado no final da tarde no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Sobre as UsiPaz – As Usinas da Paz (UsiPaz) são complexos multifuncionais do Governo do Pará, que buscam a transformação social, redução da violência e mais cidadania. As UsiPaz ofertam, à população, ações integradas das secretarias estaduais e órgãos parceiros e mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante, além de eventos e encontros da comcomunidade.

Atualmente, estão em funcionamento 9 complexos UsiPaz na Região Metropolitana de Belém e no Sudeste do Estado: Usinas da Paz Professor Amintas Pinheiro, no Icuí-Guajará, em Ananindeua; Antônia Correa, no bairro Nova União, em Marituba; Padre Bruno Sechi, no Bengui; as UsiPaz Cabanagem, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, em Belém, e as Usinas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Além das UsiPaz Altamira e Marabá que já iniciaram as obras de construção.

Meta – Apenas em 2023, o governador Helder Barbalho anunciou a construção das Usinas da Paz, em Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção e Itaituba. O objetivo do Governo do Estado é entregar 40 Usinas da Paz até o final da atual gestão, em todo o território paraense.

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet