A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) ressaltou a importância da PEC 98/2015 que garante 10% das cadeiras nas Casas Legislativas para mulheres já nas próximas eleições gerais. Pelo texto a reserva de vagas vai aumentando paulatinamente até chegar a 16%.
“Vamos mudar a cara da política neste país”, disse, ressaltando a luta pela redução da desigualdade de gênero no Brasil e na política. Lamentou que ainda hoje as mulheres recebem 25% a menos que os homens exercendo a mesma função no mercado de trabalho. Também lamentou a violência sofrida por mulheres dentro e fora de casa.
A senadora sul-mato-grossense lembrou que quando entrou em vigor a lei das cotas, que estipula 30% das candidaturas para mulheres, houve um alvoroço entre as lideranças femininas, mas que, infelizmente, elas se decepcionaram ao perceber que muitos partidos as usavam como “escada” e não tinham interesse real na ampliação das eleições de mulheres. Simone disse que a PEC 98/2015 vai aumentar paulatinamente a quantidade de mulheres nas câmaras municipais, estaduais e no Legislativo Federal. A PEC foi aprovada em primeiro turno por 65 votos a 7.
Assessoria de Imprensa