Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, delegação com ministros e empresários busca fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros

O vice-presidente Geraldo Alckmin, lidera missão brasileira à Arábia Saudita e China com ministros e empresários. O objetivo é fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros. A ministra Simone Tebet integra a delegação que deu início a agenda nesta segunda(3/6), na Arábia Saudita. Nas reuniões de hoje com o ministro de Investimentos do país, Khalid Al Falih, Alckmin falou sobre o cenário econômico do Brasil, apontou que o crescimento foi de 3% em 2023, com alta de emprego e renda, e citou avanços como a Reforma Tributária e a neoindustrialização.

Em sua fala, o vice-presidente Geraldo Alckmin também reforçou a importância do país, no Oriente Médio, como parceiro preferencial estratégico do Brasil, pontuando o crescimento das empresas brasileiras na Arábia nos últimos três anos. “O Brasil vive um bom momento, é o terceiro maior receptor de investimentos no mundo. Já a Arábia Saudita tem uma das economias mais dinâmicas, que se diversifica e que mais cresce. Temos aqui a grande possibilidade de fazermos crescer esta parceria do ganha-ganha, uma mão dupla no comércio e nos investimentos”, afirmou.

Na reunião, a ministra do Planejamento e Orçamento contou que o Plano Plurianual que desenhou o país para 2024-2027 foi participativo e a população desenhou um país inclusivo e sustentável. Ela salientou que o crescimento do Brasil têm sido sido mais forte no interior. E ao falar desse ritmo mais expressivo nas regiões de fronteira, apresentou o projeto das cinco rotas de integração com a América do Sul e as oportunidades de investimentos que ele traz. Falando em nome da equipe econômica, a ministra lembrou que a inflação está sob controle, os juros caíram e a renda do salário subiu. Também salientou o compromisso com a sustentabilidade e com a segurança jurídica, a previsibilidade e a estabilidade das regras. A ministra ressaltou também a importância de investimentos nas áreas de logística e de infraestrutura.

“O Brasil precisa de parcerias para escoar a produção do agronegócio, do milho, da soja, da proteína animal. É preciso de parceria dos fundos de investimento para que nós possamos fazer, especialmente, ferrovias no Brasil”, disse Tebet.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também integra a missão. Fávaro destacou que o país é o principal parceiro do Brasil do Oriente Médio. “Só da agropecuária brasileira foram exportados, em 2023, US$ 2,9 bilhões. Entre os principais produtos estão frango, açúcar, carne bovina e grãos. Mas, as oportunidades são ainda maiores, podemos e devemos diversificar, por exemplo com café e frutas”, disse.

Integraram a missão à Arábia Saudita, além de Alckmin, Tebet e Fávaro, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a secretária-geral do Ministério de Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, além do diretor de planejamento e estruturação de projetos do BNDES, Nelson Barbosa, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, empresários e executivos do mercado financeiro.

Protocolo de Intenções

Durante a reunião também foram assinados três protocolos de intenções, sendo o primeiro entre a ApexBrasil e Lulu hipermercados para promoção de produtos brasileiros dos segmentos de alimentos e bebidas, e o segundo e terceiro entre o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita (MISA) e a EB Capital e a Pátria Investimentos para a facilitação de investimentos entre os dois países.

Memorandos de Entendimento

Três memorandos de entendimento (MoUs) foram assinados durante a visita. O primeiro, entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a maior rede supermercados do Oriente Médio, Lulu, busca a promoção de alimentos e bebidas produzidos no Brasil no mercado saudita. Outro memorando de entendimento foi firmado entre o Ministério de Investimento da Arábia Saudita (MISA) e a eB Capital, com o objetivo de fortalecer o corredor de investimentos bilaterais entre os dois países. O MISA assinou ainda MoU com a Pátria Investimentos, também com foco em facilitação de investimentos entre os países.

Os dois lados enfatizaram o caráter complementar da parceria estratégica. Alckmin lembrou que agro, mineração, indústria e defesa são setores que devem beneficiar-se do aprofundamento da relação. O ministro Alfalih, por sua vez, falou do compromisso de seu país com a transição para economia de baixo carbono, para a qual o Brasil pode ser aliado importante, permitindo a compensação de emissões. Alckmin reiterou convite do presidente Lula para que a Arábia Saudita participe da COP30, que será realizada em Belém em 2025, assim como para o G20 em novembro deste ano.

Fonte: MPO

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet