A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) defendeu a melhoria do ensino superior durante a instalação da Comissão de Educação do Senado (CE), que elegeu o senador Romário (PSB-RJ) como presidente nesta quarta-feira (4).
Simone fará parte do colegiado como membro titular, defendendo especialmente a ampliação e melhoria do ensino nas universidades. Ela disse que talvez o desejo por excelência na educação de maneira geral seja o maior abismo entre o sonho e a realidade no Brasil.
A senadora sul-mato-grossense lembrou que foi professora de Direito por 12 anos em universidades públicas de seu Estado. Ela lamentou que apenas 15% dos jovens entre 18 e 24 anos estejam cursando a graduação e citou a meta desafiadora prevista no Plano Nacional de Educação de elevar este patamar para 50%.
Simone Tebet ainda desejou êxito ao novo presidente da CE. “Espero que Vossa Excelência seja como presidente desta Comissão melhor do que foi como craque de futebol e isso é um grande elogio uma vez que Vossa Excelência é considerado um dos maiores craques que esse país já teve”, disse Simone.
A senadora Simone ainda destacou a importância da garantia de recursos para a educação, que devem sair do patamar de 5% do PIB para a meta ideal de 10% do PIB. “Aí sim conseguiremos alcançar o objetivo de elevar o ensino público ao mesmo patamar de qualidade do ensino privado”, afirmou.
O senador Romário agradeceu e afirmou que a experiência de Simone como professora universitária será bem-vinda na Comissão de Educação.
Assessoria de Imprensa