Na reta final da campanha, senadores escrevem artigos em apoio à candidatura de Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Na reta final da campanha, senadores escrevem artigos em apoio à candidatura de Simone Tebet

Foto: Roberto Castello

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) publicou artigo no site Nexo Jornal defendendo um Senado independente e diz que há um movimento escancarado de cooptação. Para ela, a Senadora Simone Tebet (MDB-MS) representa a candidatura de alguém preocupado com a construção de uma sociedade civil forte, a defesa da autonomia do Senado e demonstra responsabilidade para com a Nação. Mara critica a ingerência do Executivo nestas eleições com liberação de emendas para os apoiadores dos candidatos do governo e a oferta de cargos. “Nesta eleição à presidência do Senado, fica claro que a autonomia da Casa vem perdendo espaço para um rasteiro jogo de interesses”, escreveu.

Ao longo do artigo, intitulado “Não há democracia sem um Senado independente e íntegro”, Mara Gabrilli também citou o ineditismo da candidatura da primeira mulher à presidência do Senado e destacou a “dose extra de coragem” de Simone Tebet ao tornar sua candidatura independente, quando faltou apoio de alguns integrantes do MDB.

“Coragem é a capacidade de agir apesar da intimidação. E nós não podemos nos calar diante de um movimento escancarado de cooptação”, escreveu e prosseguiu: “Além disso, ter uma mulher na presidência do Senado estimulará milhares de mulheres pelo país a seguirem lutando pelos seus direitos e a ingressarem na vida pública. (…) Chegou o momento de o Senado Federal mostrar sua independência do governo federal. Vamos eleger a primeira mulher presidente do Senado e refletir a nossa força, ética e sensibilidade para enfrentar, vencer essa crise e fortalecer a nossa democracia”, finaliza o texto.

https://www.nexojornal.com.br/colunistas/tribuna/2021/N%C3%A3o-h%C3%A1-democracia-sem-um-Senado-independente-e-%C3%ADntegro 

Na semana passada, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) publicou artigo no site de O Estado de São Paulo, intitulado “Por que voto em Simone Tebet”.

Ele iniciou o texto citando a frase do filósofo e jornalista José Ortega y Gasset, “O homem é o homem e suas circunstâncias”, para dizer que não consegue entrar em sintonia com suas circunstâncias do candidato da situação, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que se eleito, terá uma dívida de gratidão com Davi Alcolumbre e com o Presidente Jair Bolsonaro.

Ele ressaltou que a candidatura de Simone Tebet é baseada na sua história pessoal e que chegará ao cargo com independência, tendo compromissos, apenas, com sua biografia e sua pauta como candidata. “Isso implica compromisso com a independência do Senado e a luta constante em defesa dos interesses maiores da nação”, escreveu.

O senador ressalta que estamos em meio a uma tempestade perfeita com crises que se comungam: “crise sanitária, crise econômica, desemprego nas alturas, crise política, reformas necessárias paralisadas. No meio da tempestade, precisamos de comando independente, com credibilidade e força”, defendeu e finalizou: “Simone, sua biografia e circunstâncias conquistaram meu voto”.

O texto foi replicado no site do senador Confúcio Moura (MDB-RO)
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/por-que-voto-em-simone-tebet/

Apoio nas redes sociais

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também oficializou apoio à senadora Simone Tebet por meio de uma nota publicada em suas redes sociais na qual diz que o “Brasil atual impõe responsabilidades institucionais. Em nome dos preceitos sagrados da democracia, da independência dos poderes e respeito à proporcionalidade, reitero o apoio e voto em Simone Tebet, que traz ainda a força da mulher e da renovação. A eleição das mesas é um divisor de águas entre a barbárie e a civilidade, entre o isolamento e a cooperação que retardam a vacinação no Brasil.”

https://www.instagram.com/p/CKRVG2hjJfG/?igshid=1sjwi81vmaaeq

Em matérias veiculadas pela imprensa, Renan Calheiros fez duras críticas aos colegas do partido que optaram por deixar a candidatura da senadora Simone. “Viramos um bando. Deixamos de ser partido”, criticou as conversas em busca de cargos na Mesa e nas comissões. Em mensagens postadas pelo WhatsApp no grupo de senadores da sigla, Renan disse que o MDB “cristianizou” Simone Tebet e virou “pedinte”, com a bancada “mendigando” uma conversa com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para receber “carguinhos como favor”. “É o fim melancólico para quem liderou a Casa e agora foi rebaixado para Série D. Definitivamente, falta-nos rumo, bandeira e deixar claro que o óbvio esmagamento da proporcionalidade implicará na suspensão da governabilidade do Senado e do Congresso, pelo menos”, constatou Renan na troca de mensagens.

Ao longo da campanha, Simone Tebet tem recebido o apoio expresso de diversos senadores em exercício. Postaram mensagens nas redes sociais: Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães, Lasier Martins, Alessandro Vieira, Eduardo Girão, Eduardo Braga, Dário Berger, Fernando Bezerra, Marcelo Castro, Confúco Moura, Jarbas Vasconcelos, José Serra, Mara Gabrilli, Tasso Jereissati, Leila Barros. A senadora Rose de Freitas declarou apoio pela imprensa.

O senador Jorge Kajuru, apesar de ter lançado candidatura, tem sido um ativo defensor da candidatura da senadora Simone Tebet nas redes sociais.

Além disso, os ex-senadores, como Pedro Simon e Marisa Serrano gravaram vídeos em defesa da candidatura de Simone Tebet. Eunício Oliveira, ex-presidente do Senado, e Marta Suplicy, ex-vice-presidente do Senado também declararam apoio. Tem, ainda, recebido apoio de representantes de movimentos de mulheres, MDB-Mulher, Movimento Negro Partidários e diversas entidades e associações do seu estado natal, Mato Grosso do Sul, como a FCDL-MS, ADEP-MS, OAB-MS, ASMMP-MS, ABMCJ-MS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de MS, ADEPOL-MS, BPW- Mulheres de Negócios de MS e Nacional. Vereadores também destacam apoio, como Dharleng Campos e Professor Riverton, entre outros.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet