“Novo Fundeb vai garantir ensino público de qualidade: instrumento de inclusão social”, diz Simone

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que a aprovação do novo Fundeb é um momento histórico. Segundo ela, a ampliação do montante de dinheiro para o financiamento da educação básica vai melhorar a qualidade do ensino público e levar cidadania aos estudantes brasileiros.

“Não há forma de inclusão maior do que através da educação e só garantiremos ao jovem mais humilde a oportunidade de chegar a um futuro digno através da boa educação”, disse.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça ressaltou que o Fundeb agora estará previsto na Constituição de forma permanente. “O Congresso Nacional está confirmando as palavras memoráveis de Ulysses Guimarães quando disse que a nossa Constituição é Cidadã. Quando nós incluímos uma linha de financiamento de dinheiro público para a educação básica, nós estamos, aí sim, garantindo que a nossa Constituição seja Cidadã porque só é cidadã uma Constituição que não só afirme que a educação pública é direito de todos, mas que garanta os recursos necessários para que o ensino público seja de qualidade. A gente fala muito em economia, em segurar a taxa de câmbio, a inflação, o teto de gastos, garantir a renda do nosso trabalhador, mas não há forma de inclusão maior do que através da educação e só teremos o jovem com futuro digno através da educação”, afirmou Simone Tebet.

A senadora Simone explicou que com o montante maior de recursos da União (passará de 10% para 23% até 2026) vai possibilitar aos estados e municípios fazerem um melhor planejamento, e, com boa gestão, garantir a valorização e maior capacitação e aperfeiçoamento dos professores.

Ela também ressaltou a destinação específica de recursos para a educação infantil, o que vai viabilizar a construção de creches. “Vitória da educação. Vitória das centenas de milhares de educadores que lutaram antes de nós. Vitória de um País mais humano, mais igual, mais desenvolvido e com mais inclusão social. O Fundeb vai ser o passaporte para o futuro das nossas crianças e jovens brasileiros”, finalizou.