“O Pantanal requer cuidados”, alerta Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“O Pantanal requer cuidados”, alerta Simone Tebet

A senadora participou hoje da inauguração do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, lançou um alerta, hoje, segunda-feira (28/03), ao dizer que o “Pantanal requer cuidados”. “Ele já não é o mesmo da nossa adolescência”, frisou a parlamentar. A afirmação foi feita em discurso na inauguração do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS). Para Simone, porém, a conclusão da obra é um “sinal de esperança” nos dias correntes. “Estamos diante de uma pandemia que não acabou, de uma guerra e no rastro de crise social sem precedentes desde a redemocratização do país”, afirmou. “Agora, é tempo de repensar. Que essa catástrofe venha nos fazer melhores e maiores.”

No discurso, a parlamentar observou que “nunca se falou tanto em verde, em integração do meio ambiente com o agronegócio”. “Não é um ou outro”, disse. “É desenvolvimento sustentável, é agronegócio sustentável.” Nesse sentido, acrescentou ela, o Bioparque Pantanal representa um marco. “Este empreendimento é muito maior do que apenas o espetáculo que comporta, já que abrigará a indústria do conhecimento, com laboratórios e cientistas que estarão acompanhando a evolução desse bioma extraordinário.”

Simone citou ainda uma entrevista recente do compositor e ator Almir Sater. Questionado sobre o que havia mudado desde a primeira edição da novela “Pantanal”, em 1990, ele respondeu: “No Pantanal, naquele período, era preciso procurar lugares secos, como uma ilha, para dar suporte à gravação das cenas. Agora, com a refilmagem da novela, é necessário o contrário: buscar pontos alagados na região.

A pré-candidata emedebista também elogiou no discurso a postura do atual governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), por ter dado continuidade à obra, iniciada há pouco mais de uma década, quando Simone Tebet era vice-governadora. “Ele entendeu que essa não é obra de um partido, de um governo, mas é uma obra do Brasil.”

Na visita ao Bioparque, Simone ressaltou que o Pantanal é uma das maiores áreas continentais alagáveis do mundo, sendo fundamental como manancial de águas e importantíssimo para estabilização do clima de todo o Cerrado. “Portanto, além de ser muito rico em diversidade, ele é decisivo para o agro brasileiro”, disse. “No Pantanal, a gente consegue demonstrar que é possível a atividade econômica estar em harmonia com a natureza, desde a pecuária presente há mais de 200 anos aqui na nossa região ao turismo de pesca, tão importante para geração de divisas do nosso estado. A pesca também é atividade econômica fundamental para nossa população e uma fonte de proteína de alta qualidade para nosso povo.”

Números do Bioparque Pantanal

Projetado pelo arquiteto Ruy Othake, o Bioparque Pantanal ocupa uma área com 19 mil metros quadrados. O aquário, o maior da América Latina na atualidade, conta com 33 tanques que abrigam 220 espécies de peixes neotropicais. São 151 do Pantanal, 55 da Amazônia, 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central, em um volume total de 5 milhões de litros de água. O local conta ainda o Museu Interativo da Biodiversidade, além de biblioteca, auditório e laboratórios de pesquisa científica. O espaço será utilizado para fomentar a educação ambiental, além de estimular o desenvolvimento regional e representar a biodiversidade aquática do Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet