O papel do presidente é dar dignidade às pessoas, diz Simone Tebet, em projeto social de Santo André, no ABC Paulista | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

O papel do presidente é dar dignidade às pessoas, diz Simone Tebet, em projeto social de Santo André, no ABC Paulista

A candidata Simone Tebet disse na tarde de hoje, sexta-feira (19/8), que projetos sociais de sucesso de todo o país serão incorporados ao seu plano de governo. A afirmação foi feita em vista da parlamentar ao Fundo Social de Solidariedade, mantido pela prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, em parceria com a iniciativa privada e a população da cidade. “Quero levar as melhores práticas na área de educação, saúde e assistência social para todo o Brasil”, disse a senadora. “Para isso, é preciso uma troca, uma sinergia”, observou. Isso implica “ver o que está dando certo no Sudeste e levar para o Nordeste” e, de lá, “trazer o que há de melhor para o Sul!”. “O país precisa voltar a ser um só”, frisou. “O Brasil é muito maior do que seus problemas. Temos a solução. Só falta vontade política.”

Simone ficou emocionada ao conhecer o caso de uma participante do projeto, que se recuperou de um processo de depressão após ingressar em dos cursos oferecidos pela entidade. Questionada pela imprensa, disse a senadora: “O depoimento dela, para mim, é muito simbólico. Venho de uma família em que a mãe é depressiva desde o momento em que me entendo por gente. E saber que um projeto social como este tem a capacidade não só de garantir a autonomia financeira, mas de permitir a ela a dignidade de viver sem dor, porque sei o que é a dor de uma depressão, é algo que me toca”, destacou. “Essa é uma doença muito mal compreendida, que contamina a família inteira.” A seguir acrescentou: “Nosso papel é dar dignidade às pessoas. Esse é o papel de qualquer presidente da República.”

Em visita à região do ABC Paulista, Simone tratou por diversas vezes do tema “qualificação”, não só de mão de obra, mas também de jovens e mulheres para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Nesse sentido, frisou em entrevista à imprensa, a importância de programas como a “Poupança Jovem”, parte de seu plano de governo e crucial para melhorar a formação de novos profissionais. O projeto foi concebido para incentivar os estudantes a concluir o Ensino Médio. Nele, alunos de baixa renda terão direito a uma poupança. O dinheiro poderá ser sacado no fim do curso (ao final dos três anos do Médio). A estimativa é que o valor possa superar R$ 3 mil. “E o jovem poderá fazer o que quiser com o dinheiro”, disse Simone.

Em Santo André, a candidata à Presidência pelo centro democrático (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) também destacou a importância, na verdade, a “obsessão” pela criação de empregos. “Eu sei o que uma indústria é capaz de fazer na vida numa cidade”, disse. A senadora observou que, prefeita eleita e reeleita de Três Lagoas (MS), iniciou o primeiro mandato sem recursos. Ao atrair grandes empresas, notadamente de celulose, para a região, a situação mudou totalmente. “Antes disso, não tínhamos dinheiro para nada”, narrou. “Com a chegada das indústrias, o município passou a realizar todo tipo de obras, tanto na área de educação como saúde e assistência social.”

Ela lamentou, nesse sentido, o fato de o país viver um intenso processo de desindustrialização. “Precisamos fazer o reverso”, afirmou. “O Brasil só vai crescer com uma indústria forte. E isso depende muito da parceria como governo federal para qualificar o trabalhador.”

Ao lado da senadora Simone Tebet, estiveram na passagem por Santo André o prefeito da cidade, Paulo Serra (PSDB), a primeira-dama, Ana Carolina Serra, que é candidata a deputada federal pelo Cidadania, o candidato a deputado federal Alex Manente (Cidadania) e sua esposa, Mariana Manente, e o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Na pauta também o projeto que busca aumentar a produção de fertilizantes nos dois países A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o…

leia mais
Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

A Ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, reuniu-se nesta segunda-feira, 29, com a diretoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na…

leia mais
Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

O governador Eduardo Riedel recebeu a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para discutir os avanços da concretização da Rota Bioceânica, que tem seu início…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet