Observatório da Mulher contra a Violência, proposto por Simone Tebet, será votado com urgência | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Observatório da Mulher contra a Violência, proposto por Simone Tebet, será votado com urgência

O projeto da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) que cria o Observatório da Mulher contra a Violência vai tramitar em regime de urgência. Ela recebeu o apoio da Presidência do Senado para a aprovação da matéria com trâmite acelerado.

Nesta quarta-feira (9), Simone defendeu o Observatório durante evento de lançamento do relatório de atividades da Procuradoria da Mulher e da Revista da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

O Observatório vai servir para unificar o banco de dados com informações sobre violência de gênero. Pelo projeto, o DataSenado, serviço de pesquisa do Senado Federal, vai reunir as informações públicas, que hoje estão esparsas em órgãos do Poder Judiciário e do Poder Executivo, e transformá-las em dados nacionais que irão apoiar o trabalho do Governo Federal, do Legislativo e da Justiça. Essas informações servirão de ferramenta para a elaboração de políticas públicas a fim de prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher.

“A violência contra a mulher aumentou, ou não? Nós estamos tendo mais coragem de denunciar, ou não? É a barbárie, o requinte de crueldade que aumentou quando vemos mãos decepadas e faces queimadas? Essas simples perguntas não conseguem ser respondidas porque nós não temos um banco de dados unificado e seguro e isso é necessário porque nós não conseguimos ter políticas públicas eficientes sem a informação adequada e, entre tantos caminhos, nós não sabemos por qual atalho seguir”, disse a senadora Simone Tebet durante seu discurso no evento.

A senadora Simone explicou que o projeto não vai gerar ônus financeiro ao Senado. “Nós estaremos cumprindo a lei Maria da Penha criando o Observatório para reunir essas informações. Esse banco de dados será compilado, estudado, e devolvido à sociedade para que possamos acompanhar a execução das políticas públicas de forma mais eficaz. Provavelmente seremos o único Senado Federal do mundo a ter um Observatório da Mulher contra a Violência”.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, apoiou a ideia com entusiasmo e sugeriu que a matéria tramite em regime de urgência.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a primeira a falar com Virgínia de Ângelis sobre o Brasil do futuro; planejamento de longo…

leia mais
Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet