Para Simone Tebet, crédito de carbono pode render uma ‘nova safra’ para a agropecuária brasileira | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Para Simone Tebet, crédito de carbono pode render uma ‘nova safra’ para a agropecuária brasileira

Candidata visitou a Expointer, em Porto Alegre (RS), onde expôs de detalhes de seu plano de governo para o setor agrícola

A candidata Simone Tebet visitou na tarde de hoje, quinta-feira (1/9), em Porto Alegre (RS), a Expointer, a maior feira a céu aberto da América Latina e um dos maiores eventos do agronegócio no mundo. No local, questionada por jornalistas, ela realçou a importância do setor para o país. “O campo é sinal de riqueza, de comida mais barata na mesa das famílias e de emprego para o trabalhador”, disse. “Isso é tudo o que Brasil precisa.”

Simone afirmou que está “pronta para defender” o agro brasileiro. “Ele é sustentável”, frisou. “É preciso deixar claro que o meio ambiente e o agronegócio caminham juntos.” Ela observou ainda que considera fundamental, tanto para o setor como para o país, promover uma boa imagem do campo brasileiro no exterior. “Isso é crucial, por exemplo, para que possamos atrair investimentos privados internacionais.” Nesse sentido, a candidata realçou a oportunidade que o mercado de crédito de carbono representa para o país. “Ele pode ser a terceira ou a quarta safra do agricultor”, alertou, referindo-se ao fato de o agro brasleiro já colher duas safras anuais, por vezes, depedendo da região, até três. “O mundo quer comprar crédito de carbono. Precisamos aproveitar isso.”

Na Expointer, Simone também expôs as bases de seu plano de governo para a agropecuária. O projeto inclui, entre outros pontos, a adoção do plano safra plurianual, com crédito, seguro e armazenagem; a expansão da logística, sobretudo ferrovias; o fomento à agricultura de baixo carbono e à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF); a produção nacional de insumos agrícolas e fertilizantes, em busca do aumento de produtividade e redução da dependência em relação a importações; o apoio à agricultura familiar; o fortalecimento e a modernização da Embrapa e dos órgãos de extensão rural; o apoio à formação de polos agroindustriais; e o fortalecimeno e o incentivo ao cooperativismo.

ENCONTRO COM EDUARDO LEITE

Na Expoiner, Simone Tebet encontrou-se com o candidato ao governo gaúcho Eduardo Leite (PSDB) e com o candidato a vice na mesma chapa, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). Leite contou a Simone que esteve pela manhã em um hotel, na cidade de Lajeado, onde havia participado de um debate. Ali, ele escutou comentários das mulheres que serviam no restaurante. Elas diziam: “Acho que eu vou votar numa mulher que eu vi… Eles estão brigando muito”. Foi aí que o ex-governador gaúcho interveio: “É essa aí a minha candidata!”, narrou.

Também acompanharam Simone na feira gaúcha o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), o ex-governador Germano Rigotto (MDB), o ex-ministro Eliseu Padilha, os secretários estaduais Joel Maraschin (Desenvolvimento Econômico) e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), além de Eduardo Cunha da Costa (procurador-geral do RS).

COLETIVA DE IMPRENSA

Na feira, em entrevista coletiva, Simone foi questionada sobre um eventual impacto do debate entre presidenciáveis, no domingo (28/8), nas pesquisas eleitorais. Ela disse que tal efeito talvez seja registrado nas sondagens que serão divulgadas na próxima semana, mas, desde já, percebe alterações expressivas no que definiu como o “termômetro das ruas”. “Estou percebendo isso desde os primeiros momentos do pós-debate”, disse. “As pessoas estão vendo que o Brasil e maior do que Lula e Bolsonaro. Elas estão vendo que temos alternativas e não precisamos requentar fórmulas do passado, muito menos permanecer com essa situação do presente. Somos o verdadeiro voto útil. Temos condições de apresentar soluções para os problemas reias do Brasil.” O “termômetro da ruas” também funcionou na Expointer. Ali, na feira, Simone foi abordada por eleitores, fez selfies e tomou chimarrão.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet