Para Simone Tebet, crise do covid-19 instiga debate sobre injustiças do sistema tributário brasileiro | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Para Simone Tebet, crise do covid-19 instiga debate sobre injustiças do sistema tributário brasileiro

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), participou na manhã desta sexta-feira da 4a edição do Webinar “10 Medidas Tributárias Emergenciais para o enfrentamento da crise provocada pelo covid-19”, promovida pelo Sindifisco Nacional.

Propostas em debate no Congresso para suprir as dificuldades deste momento, tributação sobre grandes fortunas, redistribuição da carga tributária e sonegação, foram alguns dos assuntos debatidos entre a senadora Simone, o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral e o advogado tributarista, Roberto Quiroga.

A Senadora Simone Tebet elogiou a iniciativa e disse que boa parte das ideias apresentadas nas medidas emergenciais de desoneração tributária e de incentivo à economia pelo Sindifisco já tramitam no Congresso.

Ela ponderou que a crise provocada pelo coronavírus é uma boa oportunidade porque exige o debate sobre a questão tributária. “Os obstáculos são menores do que as oportunidades que a pandemia traz em relação às medidas tributárias emergenciais e à necessidade de aprovação imediata de uma Reforma Tributária que definitivamente garanta mais justiça social”, disse.

Mudanças 

Em relação aos pontos positivos, a senadora Simone ressaltou que a pandemia do coronavírus reforça a urgência da necessidade de alterações no modelo tributário brasileiro injusto, burocrático, complexo, que “fecha os olhos para as frestas que permitem sonegação e a corrupção”, disse.

Ela lembrou que 80% dos serviços públicos são de atribuição de prefeitos e governadores, mas a maior parte do bolo tributário fica na mão da União. Para Simone, o modelo não serve para o País, “o brasileiro se questiona de ser o maior pagador de impostos do mundo e não ter a prestação de serviços públicos e ter a pior distribuição de renda. É um modelo falido. Se é que tem alguma coisa de boa dessa pandemia, é que ela coloca a Reforma Tributária no centro do debate brasileiro. Teremos de entender qual é o modelo de Estado que queremos e o novo paradigma em relação à Reforma”.

O advogado tributarista, Roberto  Quiroga, afirmou neste momento os Países estão aumentando o gasto público. Alertou para essas despesas não deixem de ser temporárias e se perpetuem dentro do orçamento.

O presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, disse que o compromisso de apresentar as 10 medidas foi o de trazer a pauta emergencial com foco na necessidade de alterações perenes. “O sistema consegue ser complexo e injusto. Limita pela capacidade tributária às avessas, ou seja, quem pode mais paga menos”, disse ressaltando que um dos efeitos colaterais da crise sanitária é o acirramento da desigualdade social, o que tem provocado a retomada do debate sobre o imposto sobre grandes fortunas. Para ele, o País é uma fábrica de desigualdades.

Nota 01 – Simone Tebet diz que modelo tributário brasileiro é injusto, complexo e favorece a corrupção e a sonegação

 

Nota 02 – Simone Tebet ressalta importância do debate sobre as 10 medidas tributárias emergenciais no Congresso

 

Nota 03 – Simone Tebet explica as dificuldades no debate sobre a reforma tributária no Congresso

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet