MS: Cultura e história geram a identidade do povo
A identidade de um povo e de uma cidade é moldada pela sua cultura e a sua história. Por meio das artes, música, teatro e artesanato, nos expressamos. Nos museus, monumentos e patrimônios históricos, arquitetônicos e culturais, conseguimos preservar a nossa identidade.
Tudo isso influencia o desenvolvimento econômico e social.
Em Mato Grosso do Sul é importante destacar os patrimônios históricos:
- Esplanada Ferroviária: Três Lagoas, Campo Grande, Água Clara, Aquidauana, Miranda e Corumbá
- Dom Aníbal Barreira, em Porto Murtinho
- Usina de Miranda
- Quartel da PM, em Ponta Porã
- Cine São José e Aduana, em Bela Vista
Monumentos históricos de Mato Grosso do Sul
Na capital, todos que por lá passam precisam conhecer o Obelisco, Monumento das Araras, Monumento da Imigração Japonesa, Cabeça de Boi, Estátua do Preto Velho, Relógio Central, Tuiuiús do Aeroporto, Monumento do Sobá, Guampa de Tereré, Estátua Manoel de Barros e Maria Fumaça.
Já a história da economia, da sociedade, da música, da literatura, do artesanato e das artes plásticas, são expostas em museus, contando em detalhes, o que ocorreu ao longo do tempo em cada cidade do estado.
Alguns Museus de destaque em MS
Em Porto Murtinho, temos acervo no ciclo da erva-mate e as histórias na antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB).
Em Miranda, o Museu Arqueológico evidencia o domínio dos índios guaicurus no Pantanal, antes do descobrimento do Brasil, além de contar a história da cidade, que em julho de 1778 foi pioneira na produção de açúcar no MS.
Já em Campo Grande, temos o museu José Antônio Pereira para contar a história da fundação da cidade, a história natural no museu Dom Bosco, o Memorial da Cultura Indígena, Instituto Histórico e Geográfico, Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Museu de Arte Contemporânea, Museu da História da Medicina, Casa da Ciência e da Cultura, Museu da Imagem e do Som.