Simone Tebet participou de reunião para o planejamento estratégico do MPO | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet participou de reunião para o planejamento estratégico do MPO

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) reuniu as lideranças de suas secretarias para discutir o planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Parte do trabalho de reconstrução do ministério, o planejamento estratégico começou com um processo de escuta e consulta a todos os servidores. Mais de 240 servidores participaram, respondendo desafios, tarefas, pontos fortes, pontos fracos, visão de futuro e outros pontos que vão guiar os rumos do MPO.

A ministra Simone Tebet participou da abertura dos trabalhos e ponderou que o MPO ainda é “o patinho feio da Esplanada. Aquele patinho que foi morto por quatro anos porque ninguém achava que Planejamento tinha importância. Nós ainda não temos cultura de planejar no Brasil, nós não temos cultura de planejar em políticas públicas e gestão pública. Esse é nosso desafio”.

Tebet comparou o planejamento do Ministério com o Plano Plurianual do país. “Nós estamos no ano do PPA, que será participativo. Nós vamos planejar o futuro do Brasil. Que Brasil que nós queremos entregar em quatro anos? O que nós queremos mudar? O que nós queremos avançar? E também aqui, vamos fazer o nosso PPA”. E ela emendou, chamando atenção para a responsabilidade do trabalho da equipe do MPO: “Como vamos colocar dentro do orçamento todas as nossas deficiências? Todas as nossas demandas? Tudo aquilo que nós queremos para o Brasil nos nossos sonhos? É só disso que se trata. É só essa a responsabilidade que vocês têm”, observou.

O planejamento estratégico está sendo coordenado pela Secretaria Executiva do MPO, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Gustavo Guimaraes, secretário executivo do MPO salientou o engajamento de todas as equipes e lembrou que é a interlocução e o intercâmbio de ideias entre os diferentes times do ministério que vai levar à reconstrução do Planejamento. “Nosso desafio é reconstruir o MPO junto com a reconstrução do planejamento do próprio país”, observou.

As atividades se desenvolveram durante toda a manhã e parte da tarde. Em trabalhos em grupo e na plenária, os secretários e suas equipes discutiram a visão estratégica que vai nortear o trabalho do MPO nos próximos quatro anos. Tebet e Guimarães agradeceram ao apoio do BID e lembraram que o banco é um dos maiores parceiros que o Brasil tem para investimentos que envolvem desenvolvimento sustentável e inclusivo, além das parcerias técnicas para melhorar a gestão pública.

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet