Presidente da CCJ diz que esclarecimentos de Moro ‘esvaziam’ possibilidade de CPI | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Presidente da CCJ diz que esclarecimentos de Moro ‘esvaziam’ possibilidade de CPI

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por Jovem Pan

“Hoje vimos um ministro de Estado preparado pra responder, extremamente lúcido e equilibrado”, disse Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, disse em entrevista ao programa Os Pingos nos Is da Jovem Pan que os esclarecimentos prestados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em audiência na Casa nesta quarta-feira (19) praticamente “esvaziam” a possibilidade de o Congresso instaurar uma CPI para investigar as supostas mensagens trocadas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol.

“É importante deixarmos claro a presunção da inocência, especialmente para quem tem uma credibilidade como o ministro. Havia um ruído na semana passada sobre a possibilidade de uma CPI, mas Moro se colocou à disposição e, a meu ver, sem diminuir os fatos, isso esvazia um pouco a possibilidade de uma CPI, se não houver fatos novos”, declarou.

Segundo Tebet, além de o líder da pasta ter prestado todos os esclarecimentos solicitados sem fugir de nenhuma pergunta, pesa a favor dessa decisão o fato de as supostas mensagens terem sido obtidas “de forma ilícitas” por um hacker e também a “satisfação” da maioria dos parlamentares e da sociedade como um todo.

“O Senado é uma Casa política e tem as ruas como termômetro. A sociedade ainda não está convencida de que o caso seja tão grave a ponto de suscitar o instrumento dos mais poderosos que o Congresso tem, que é a comissão parlamentar de inquérito”, disse, ressaltando que, de zero a dez, a chance de uma CPI seria dois.

A senadora aproveitou para elogiar a postura do ministro na audiência. “De forma imparcial e republicana, meu papel era ‘deixar a Casa respirar’. O diálogo aconteceu de forma democrática com equilíbrio e sensatez, pelo menos na forma. No conteúdo é obvio que os ânimos tendem a se exaltar por questões ideológicas e de convicção. Cada um tem o direito de dizer o que quiser. Mas, na forma, vimos todos os senadores fazer ponderações com equilíbrio e, acima de tudo, um ministro de Estado preparado pra responder, extremamente lúcido e equilibrado. Ele não fugiu do objeto da audiência, o que é louvável. Foram 8 horas e ele fez questão de ficar até o final. Poderia ter interrompido, mas estava disposto a responder. Eram 41 senadores presentes, 40 fizeram perguntas”, ponderou.

Tebet ainda afirmou que Glenn Greenwald, jornalista do “The Intercept Brasil” responsável pela divulgação dos vazamentos, pode ser convidado a também prestar esclarecimentos no Senado sobre o caso, assim como o procurador Dallagnol. “Depende apenas de algum membro da comissão apresentar um requerimento de convite.”

Confira a íntegra da entrevista

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Brasília será sede do Fórum Empresarial Brasil-Chile, com a participação da ministra Simone Tebet

Brasília será sede do Fórum Empresarial Brasil-Chile, com a participação da ministra Simone Tebet

Evento terá dia dedicado à Rota 4, a Bioceânica de Capricórnio, do projeto Rotas de Integração Sul-Americana No dia 23 de abril, ocorrerá o Fórum…

leia mais
Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet