Presidente da Petrobras garante a Simone Tebet venda da UNF-III | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Presidente da Petrobras garante a Simone Tebet venda da UNF-III

Fábrica de fertilizantes será uma das maiores do mundo

A líder do MDB no Senado, Simone Tebet, conseguiu um espaço na agenda cheia do novo presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, de passagem por Brasília, nesta terça-feira (12). Ouviu dele que está mantida a regra do jogo para a venda da UFN-III, fábrica de fertilizantes, situada em Três Lagoas-MS, Estado da senadora.  Ou seja, a mudança do presidente da Petrobras não vai interferir no negócio. Além de Simone, estiveram na reunião o senador Waldemir Moka (MDB-MS), o deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) e o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro. O encontro durou cerca de 15 minutos na Presidência do Senado.

A senadora Simone explicou que, apesar da mudança no comando da empresa, com a saída de Pedro Parente, nada muda no processo de venda da fábrica de fertilizantes. “Queremos levar tranquilidade para a população de que as obras serão retomadas e haverá geração de emprego e renda”, disse. O senador Waldemir Moka ressaltou a importância para o agronegócio da existência de uma fábrica de fertilizantes no Centro-Oeste.

O novo presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, tranquilizou os parlamentares e o prefeito dizendo que acompanhou o processo enquanto estava na diretoria financeira da Estatal e ressaltou o profissionalismo da Acron. A empresa russa produz e comercializa fertilizantes em mais de 60 países.

Histórico

A construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados-III foi interrompida em dezembro de 2014, quando a Petrobras rompeu contrato com o consórcio até então responsável, formado pelas empresas Galvão Engenharia –¬ denunciada na Lava Jato –¬ e Sinopec. A obra estava cerca de 80% concluída. Em setembro de 2017, a Petrobras iniciou o processo de venda, como parte da sua política de desinvestimento.

Com a mudança no comando da Petrobras, havia a preocupação em Mato Grosso do Sul de que o processo de venda fosse alterado. Mas, Ivan Monteiro garantiu aos parlamentares e ao prefeito de Três Lagoas que não haverá mudanças e que a fábrica será, em breve, realidade.

Produção de fertilizantes pode dobrar

O Brasil deve dobrar a capacidade de produção de fertilizantes com esta fábrica, que hoje é de apenas 25% do necessário para o consumo interno.

A expectativa é de que a UFN-III se torne uma das maiores fábricas de fertilizantes nitrogenados do mundo.

Para Simone Tebet, a produção de fertilizantes no País vai diminuir o custeio da produção de alimentos e, possivelmente, até o preço dos produtos na mesa do brasileiro. Ela também destaca a geração de empregos. Estima-se que serão criados 7 mil empregos diretos – na fase de construção – e cerca de 500 quando a fábrica estiver em operação.

A estimativa inicial era de que a produção anual da fábrica fosse de 1 milhão e 250 mil toneladas de ureia granulada e perolada e 81 mil toneladas de amônia. Posteriormente também seria agregada a produção de nitrogênio e potássio.

Grupo Acron

Em maio, a Petrobras anunciou negociações com a empresa russa Acron, que atua em mais de 60 países, com foco na produção e comercialização de fertilizantes. O grupo russo, inclusive, já negociou com o governo do Estado a concessão de incentivos fiscais e está fechando um protocolo de intenções com a Bolívia a respeito do fornecimento de gás natural.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet