“Produção de biocombustíveis precisa de previsibilidade”, diz Simone Tebet durante aprovação do RenovaBio na CAE | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Produção de biocombustíveis precisa de previsibilidade”, diz Simone Tebet durante aprovação do RenovaBio na CAE

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça-feira (12) o PLC 160/2017, que estabelece a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O objetivo é ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional, garantir o adequado abastecimento do mercado doméstico de combustíveis, além de ajudar o país a atender as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) ressaltou os aspectos econômicos e ambientais da produção de biocombustíveis. Ela informou que o Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado produtor no setor de etanol no Brasil. A parlamentar elogiou a iniciativa do projeto, destacando a importância de haver políticas públicas duradouras para garantir a sustentabilidade da indústria e a segurança jurídica a fim de criar condições para uma retomada de investimentos no setor de biocombustíveis.

A senadora sul-mato-grossense lembrou que esta indústria chegou a crescer 10% anualmente nos anos 2000, mas que há muito tempo o setor sofre com a falta de investimento e de previsibilidade. “Nós temos pelos menos 50 usinas de álcool em processo de falência e o produtor desestimulado. Esse Plano Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) é muito bem-vindo, mas, infelizmente vem com duas décadas de atraso”, lamentou Simone ao criticar o Governo Lula por ter priorizado o Pré-Sal e deixado de lado a produção de etanol.

Simone Tebet ainda ressaltou que com políticas públicas constantes a produção de biocombustíveis deve gerar mais de um milhão de empregos diretos e indiretos até 2030.

Produção nacional – O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, tendo gerado 27 bilhões de litros de etanol e 4,2 bilhões de litros de biodiesel em 2017. O etanol é utilizado em mistura com a gasolina na proporção de 27% em volume em todo o país, bem como combustível único na forma de etanol hidratado nos carros “flex-fuel”, que representa mais de 65% da frota atual de veículos leves. O biodiesel é adicionado ao diesel fóssil na proporção de 8%, e já foi aprovada elevação dessa mistura para 10% a partir de março de 2018.

O relator do projeto, senador Fernando Bezerra (PMDB-PE), ressaltou que o RenovaBio será uma política pública que vai estimular e reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Segundo ele, o Plano Nacional de Biocombustíveis abrangerá além do etanol e do biodiesel, novos produtos, como o biogás, o biometano (biogás purificado) e o bioquerosene de aviação.

O projeto segue agora para votação em outras duas Comissões, a de Meio Ambiente e a de Serviços de Infraestrutura do Senado.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet