“Governadores e prefeitos poderão honrar pagamento de servidores e de serviços públicos”, diz Simone | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Governadores e prefeitos poderão honrar pagamento de servidores e de serviços públicos”, diz Simone

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senadora Simone Tebet (MDB-MS), informou que foi construído um texto de consenso entre governo, Senado e Câmara para votar e sancionar até a próxima semana o projeto de socorro a estados e municípios. “Isso significa, na pratica, que governadores e prefeitos vão continuar honrando seus compromissos com o pagamento de servidores e com a de prestação de serviços públicos, como saúde, educação e segurança”, disse em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rádio Capital, na manhã desta quinta-feira (30).
Ela lembrou que estados e municípios estão em situação calamitosa por causa da paralisia da economia e a queda de arrecadação, especialmente a partir de abril. “Depois de muito diálogo, num amplo acordo com o governo, vamos votar no sábado no Senado, na terça ou quarta na Câmara, e o presidente vai sancionar imediatamente a ajuda por 4 meses aos estados e municípios, retroativa a abril (até julho). Vamos bancar o prejuízo de ICMS e ISS que os estados e municípios estão tendo”, disse sobre o projeto de socorro a estados. Ela também explicou que ficará suspensa a obrigação de pagamento da dívida com a União até dezembro. A senadora ainda citou a Medida Provisória que reserva R$ 16 bilhões para a recomposição dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM) para complementar o apoio às finanças estaduais e municipais.
 
Dia do Trabalho
​A senadora Simone Tebet fez uma homenagem especial aos profissionais de saúde pelo Dia do Trabalhado, a ser comemorado amanhã, 1º de maio.
Ela lembrou que neste período em que há aumento do número de desemprego e de incerteza em relação à renda das famílias, a grande força de qualquer Nação democrática é o seu povo. “Quem move a economia do Brasil é o trabalhador nas cidades, o homem do campo. Neste ano, em especial, quero deixar um agradecimento eterno aos profissionais da saúde. Muitos não estão vendo seus filhos e suas famílias para estar nos postos de saúde e nos hospitais”, disse, ao considerar o enorme esforço e carinho destes profissionais.
Ela finalizou reforçando o pedido de “fique em casa”, para quem puder. E fez o alerta de que a população de Mato Grosso do Sul deve tomar os cuidados necessários para enfrentar a pandemia. Otimista, finalizou: “Sairemos desta crise mais fortalecidos”.
Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet