Projeto garante vaga para mulheres nas comissões do Senado | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Projeto garante vaga para mulheres nas comissões do Senado

Crédito: Jefferson Rudy/Agência

A líder da Bancada Feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS), disse que vai solicitar a inclusão na pauta do Plenário do projeto de resolução do Senado (PRS 36/2021) que cria uma vaga adicional de titular e outra de suplente destinadas a representação feminina. A vaga extra só seria criada se, instaladas as Comissões Permanentes e Temporárias pelo critério da proporcionalidade, for constatado que não há membro da Bancada Feminina.

“Se nas comissões, inclusive nas CPIs se, por ventura, o líder não indicar nenhuma mulher, automaticamente abre-se mais uma vaga para que a bancada feminina possa indicar. Acho que esse projeto será mais uma conquista, não porque somos mulheres, mas é porque é importante a representatividade, o olhar diferenciado, a sensibilidade que temos em questões políticas”, disse Simone Tebet, reforçando a necessidade de fortalecimento da atuação feminina no Legislativo em busca da igualdade de gêneros na política.

Ela explicou que o projeto altera o Regimento do Senado Federal e não precisa passar pela Câmara, nem ser sancionado. Sendo aprovado no Senado, já passa a valer.

A autora do projeto, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) ressaltou em sua justificativa que a medida se somará a outras já implementadas em busca de mais espaço na política. Ela lembra da reserva de vagas para candidatas mulheres nas eleições; da implantação das bancadas femininas na Câmara e no Senado; da instituição da Procuradoria Especial da Mulher, entre outras.

“A subrepresentação de mulheres na vida político-partidária fragiliza a identificação da sociedade com o sistema representativo vigente, pois ele não reflete minimamente o papel feminino na sociedade. Após vencer as várias barreiras dos sistemas eleitoral e partidário, as Senadoras que chegam a esta Casa ainda se deparam com um ambiente político de manutenção de privilégios e de desigualdade de forças com seus pares Senadores. A participação política feminina no Senado Federal é limitada por fatores institucionais. Assim, são necessárias e imprescindíveis ações efetivas de compensação e incentivo à participação feminina nas decisões políticas aqui tomadas”, escreveu Eliziane na justificativa do projeto.

Assessoria de imprensa

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet