Simone Tebet realça a importância da “economia verde”, em encontro com empresários no PR | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet realça a importância da “economia verde”, em encontro com empresários no PR

Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, ressaltou ontem, em Curitiba, a importância da economia verde para o Brasil. “Temos de mostrar ao mundo que o agronegócio não é o vilão do meio ambiente”, disse. “Ao contrário, um depende do outro.” A afirmação foi feita na noite desta sexta-feira (11/03), em um encontro com empresários, concluído por volta das 21 horas, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP). Participaram do evento integrantes da ACP, presidida por Camilo Turmina, e do Movimento Pró-Paraná, liderado por Marcos Domakoski.

A pré-candidata observou que existe um problema grave e complexo na Amazônia Legal, provocado por grupos de grileiros. “Mas a maior parte da nossa produção não está lá”, ponderou. “Ela está no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e em regiões do Nordeste.” Para a senadora, a busca por um “selo verde” em particular e do respeito incondicional ao meio ambiente são essenciais para os negócios do Brasil. “Sem isso, as portas do comércio exterior vão se fechar para os nossos produtos e isso já está acontecendo”, frisou. “Assim, temos de avançar com as políticas para fomentar a economia verde e a energia renovável.”

Simone também falou da importância do fortalecimento da indústria do país, até mesmo como uma forma de agregar valor à produção nacional. “Precisamos de um estado amigo de quem produz”, afirmou. “Na verdade, nos falta um governo que conheça o Brasil.” Para ela, é preciso ainda mudar a imagem do país no exterior, hoje abalada por uma série de equívocos na forma de abordar e conduzir as relações internacionais. “Mas ninguém muda isso tratando mal seus vizinhos”, notou. “Não podemos continuar com essa história de, se é de direita, só olha para a Europa, se é de esquerda, só quer saber do Mercosul.”

Em relação à política, a parlamentar criticou o fisiologismo. “Temos de trabalhar com o Congresso”, disse. “Podemos até ter políticos atuando no Executivo, mas com base na competência e na capacidade de execução dos objetivos de determinada pasta.” Simone alertou, contudo, que abraçará pessoalmente o Ministério da Educação, uma área que, como dizem, é transversal e, por isso, central para o desenvolvimento do país.

A pré-candidata, por fim, realçou a importância da democracia e do papel do MDB no momento atual do país. “Eu nasci na década de 1970 e aos 15 anos fui para as ruas lutar por democracia”, disse. “Hoje, vemos a nossa democracia sendo abalada todos os dias e não é só pelo governo. Isso também é feito por uma minoria raivosa da classe política, que só faz promover a polarização entre a direita e a esquerda”, acrescentou. “Mas estou aqui para dizer que o MDB, aquele gigante que lutou contra os cães da ditadura, acordou e está fazendo isso com base em uma nova geração. É isso o que vamos mostrar agora para o país.”

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet