A senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, visitou na tarde de hoje, sábado, 12/03, na Caminhada da Esperança, a Fazenda Urbana, em Curitiba. O projeto foi inaugurado pela prefeitura da capital paranaense em junho de 2020. O espaço, único no país, é usado para a educação de práticas agrícolas sustentáveis nas cidades. Conta com uma área de 4.435 metros quadrados, que reúne modernos métodos de plantio de alimentos, sem o uso de agrotóxicos.
No local, são cultivadas mais de 60 variedades agrícolas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs).
O complexo conta ainda com estufas, central de compostagem, banco de alimentos, cozinha escola e um contêiner que funciona como sala de aula. “É um verdadeiro laboratório a céu aberto, com técnicos que estão descobrindo novos alimentos, a partir de plantas com alto valor nutritivo”, disse Simone. “Algo importante para o problema de segurança alimentar que o Brasil está vivendo, não só no sentido da fome, mas da falta de um mínimo de nutrientes necessários até para o desenvolvimento mental das nossas crianças.”
A pré-candidata ressaltou que, outro aspecto que chama a atenção da Fazenda Urbana, é a sustentabilidade do modelo. “Ele conta com energia solar, com todo o sistema interligado, e o lixo é transformado em adubo orgânico”, citou. “Esse é um projeto que pode ser implantado em todas as capitais brasileiras. É dessa forma que a gente reconstrói o Brasil.”