Projeto “Fazenda Urbana”, de Curitiba, é modelo que deve ser levado a outras capitais do Brasil, diz Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Projeto “Fazenda Urbana”, de Curitiba, é modelo que deve ser levado a outras capitais do Brasil, diz Simone Tebet

A senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, visitou na tarde de hoje, sábado, 12/03, na Caminhada da Esperança, a Fazenda Urbana, em Curitiba. O projeto foi inaugurado pela prefeitura da capital paranaense em junho de 2020. O espaço, único no país, é usado para a educação de práticas agrícolas sustentáveis nas cidades. Conta com uma área de 4.435 metros quadrados, que reúne modernos métodos de plantio de alimentos, sem o uso de agrotóxicos.
No local, são cultivadas mais de 60 variedades agrícolas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs).

O complexo conta ainda com estufas, central de compostagem, banco de alimentos, cozinha escola e um contêiner que funciona como sala de aula. “É um verdadeiro laboratório a céu aberto, com técnicos que estão descobrindo novos alimentos, a partir de plantas com alto valor nutritivo”, disse Simone. “Algo importante para o problema de segurança alimentar que o Brasil está vivendo, não só no sentido da fome, mas da falta de um mínimo de nutrientes necessários até para o desenvolvimento mental das nossas crianças.”

A pré-candidata ressaltou que, outro aspecto que chama a atenção da Fazenda Urbana, é a sustentabilidade do modelo. “Ele conta com energia solar, com todo o sistema interligado, e o lixo é transformado em adubo orgânico”, citou. “Esse é um projeto que pode ser implantado em todas as capitais brasileiras. É dessa forma que a gente reconstrói o Brasil.”

+ Notícias

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Na pauta também o projeto que busca aumentar a produção de fertilizantes nos dois países A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o…

leia mais
Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

A Ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, reuniu-se nesta segunda-feira, 29, com a diretoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na…

leia mais
Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

O governador Eduardo Riedel recebeu a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para discutir os avanços da concretização da Rota Bioceânica, que tem seu início…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet