Reforma não necessariamente será aprovada da maneira como chegou, diz presidente da CCJ | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Reforma não necessariamente será aprovada da maneira como chegou, diz presidente da CCJ

Senadora Simone Tebet, que está no comando da principal comissão da Casa, afirmou, em entrevista à CBN, que reconhece a necessidade da reforma da Previdência e acredita que ela tem o mérito de atacar classes privilegiadas. Entre os pontos que ela considera que podem ser alterados estão as mudanças no benefício de prestação continuada e a diferença de apenas três anos para homens e mulheres se aposentarem.

senadora Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, afirmou à CBN que a proposta de reforma previdenciária apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro tem o mérito de atacar classes privilegiadas, como a política. Ela disse, no entanto, que o texto não necessariamente será aprovado como veio. “Nossa preocupação é que ela seja profunda, mas não seja profana”, disse. Na avaliação da senadora, a proposta foi bem-aceita e é profunda em razão da necessidade que representa para o país.

Questionada sobre quais pontos ela acredita que o Congresso Nacional pode alterar, ela citou as mudanças no benefício de prestação continuada, que, de acordo com o texto apresentado, prevê que idosos que não tenham meios de se sustentar recebam R$ 400 a partir dos 60 anos e só aos 70 anos passam a receber um salário mínimo. Além disso, ela afirmou que particularmente tem a preocupação com a diferença de apenas três anos para homens e mulheres se aposentarem. “Qual o impacto financeiro disso? Porque as mulheres, embora vivam mais, têm mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho e tem o emprego interrompido mais vezes”, avaliou.

De acordo com a presidente da CCJ, todas essas questões “serão amplamente debatidas e levarão em conta a injustiça versus a economia ou o custo de uma alteração no Congresso Nacional”. Simone Tebet também avaliou que a reforma dos militares, embora não tenha sido entregue ao mesmo tempo que a Reforma da Previdência, poderá tramitar em conjunto e as duas podem ser aprovadas ao mesmo tempo

Ouça aqui:

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Governo Federal apresenta medidas para fortalecer arcabouço fiscal e garantir crescimento sustentável

Governo Federal apresenta medidas para fortalecer arcabouço fiscal e garantir crescimento sustentável

Com foco no equilíbrio fiscal e fortalecimento social, medidas alinham despesas e receitas, ampliam justiça tributária e promovem transparência nos programas públicos para economizar R$…

leia mais
Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Em evento na Febraban, nesta sexta (29), ministra ressaltou também a divulgação feita pelo IBGE do menor índice de desemprego do país de toda a…

leia mais
Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a primeira a falar com Virgínia de Ângelis sobre o Brasil do futuro; planejamento de longo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet