Reforma tributária, plano de desenvolvimento regional e PPA podem alavancar regiões hoje menos desenvolvidas, diz Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Reforma tributária, plano de desenvolvimento regional e PPA podem alavancar regiões hoje menos desenvolvidas, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento recebeu os vice-governadores do Tocantins, Piauí, Roraima e Ceará

A importância da reforma tributária para incentivar o desenvolvimento regional foi um dos pontos da conversa entre a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e os vice-governadores do Tocantins, Piauí, Roraima e Ceará, nesta segunda-feira (8/5), na sede do Ministério. A ministra fez uma defesa enfática da reforma tributária, defendeu a importância do país ter um Plano de Desenvolvimento Regional e lembrou que esse é o ano da elaboração do Plano Plurianual, o PPA. “Essas três ações juntas, a médio prazo, e estou falando de 20 anos, vão permitir que tenhamos um outro Centro-Oeste, um outro Nordeste, um outro Norte, mais desenvolvidos e mais igualitários”, ponderou.

Laurez Moreira, vice-governador do Tocantins, defendeu que o país precisa incentivar a produção e exportação de alimentos processados e outros produtos industrializados, agregando valor à produção e gerando empregos, no lugar de incentivar o comércio exterior de commodities. Tebet lembrou que a reforma tributária vai aumentar a competitividade da indústria nacional, hoje afetada pela competição asiática.

Ao apresentar o PPA e convidar os vice-governadores a participarem das plenárias que começam nesta quinta-feira (a primeira plenária será dia 11/5, em Salvador, na Bahia, com a presença do presidente Lula), a ministra ponderou que o planejamento é fundamental para que o país melhore a qualidade e a efetividade do gasto público. Como o PPA 2024-2027 será participativo, ele vai “virar uma lei com apelo popular”. “Hoje gastamos mal os recursos públicos porque ainda não temos a cultura do Planejamento, e o PPA vem para nos ajudar a mudar isso. Ele vai deixar claro nossas metas e os indicadores relacionados a elas”, explicou.

Para Jade Romero, vice-governadora do Ceará, “desenvolvimento regional, definição de diretrizes e planejamento” são fundamentais e estão ligados. Ela defendeu que o PPA avance em marcadores fiscais que deixem claro as políticas públicas de inclusão de gênero e raça. Além de Romero e Moreira, também participaram os vice-governadores Edilson Damião, de Roraima, e Themistoles Filho, do Piauí.

  Foto: Washington Costa/MPO

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet