Arcabouço, reforma tributária, concorrência e seguro rural são tema de reunião entre ministra e parlamentares do agro | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Arcabouço, reforma tributária, concorrência e seguro rural são tema de reunião entre ministra e parlamentares do agro

“Quando falamos de ganhos de competitividade, temos dois deveres de casa: reforma tributária e qualidade das políticas públicas”, disse Tebet

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou de uma reunião-almoço organizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O setor apresentou demandas e discutiu pautas que podem afetar a economia e a competitividade do setor, como a reforma tributária.

A ministra explicou para os parlamentares a importância da aprovação do arcabouço fiscal com a emenda aprovada no Senado que trata da incorporação da diferença da inflação entre julho e dezembro deste ano ao percentual que reajustará as despesas de 2024. Essa emenda representa cerca de R$ 32 bilhões dos R$ 128 bilhões do aumento de despesas discricionárias estimado entre 2023 e 2024. “Mas essa mudança não representa um espaço fiscal adicional, ela apenas antecipa a incorporação, no orçamento, de recursos que poderiam ser trazidos para dentro do orçamento a partir de abril ou maio”, explicou a ministra.

Os parlamentares relataram problemas do setor de laticínios com a concorrência de produtos importados, defenderam a ampliação do seguro rural, discutiram a reforma tributária e apresentaram sugestões para ampliar a competitividade da produção nacional. Tebet explicou que está acompanhando a discussão da retomada de uma política nacional de produção de fertilizantes e defendeu tanto a reforma tributária como a avaliação de políticas públicas como dois pontos fundamentais para alcançar ganhos de produtividade.

“Quando falamos de ganhos de competitividade, temos dois deveres de casa. O primeiro, que é a Reforma Tributária, está encaminhado. Mas o segundo dever é avançarmos na qualidade das políticas públicas”, defendeu. Para Tebet, o Brasil precisa crescer incorporando ganhos de produtividade via melhora da qualidade da educação e com qualificação da mão de obra.

A ministra apresentou dados aos parlamentares mostrando que a reforma tributária, sozinha, pode permitir um crescimento adicional do Produto Interno bruto (PIB) de 0,5% ao ano, em uma estimativa que pode ser considerando bastante modesta, pois não considerando ganhos de produtividade nem com combate à sonegação.

O presidente da FP, deputado Pedro Lupion (PP-PR), agradeceu a presença da ministra e destacou a importância do diálogo com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para a discussão e encaminhamento das demandas do setor. O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) argumentou que o setor contribui muito para a arrecadação federal e para o crescimento do PIB, mas proporcionalmente ainda recebe poucos recursos do orçamento. Já o deputado Afonso Motta (PDT-RS) discutiu a importância do país se tornar mais competitivo em diferentes setores, e não apenas na produção de insumos para o setor agrícola.

Redação

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet