Saidão de presos será mais difícil | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Saidão de presos será mais difícil

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) apresentou, nesta quarta-feira (28), na Comissão de Constituição e Justiça, seu relatório ao projeto (PLC 146/2017) que restringe a concessão da saída temporária de presos em regime semiaberto, conhecida como “saidão”. A matéria deverá ser votada na próxima semana porque os senadores pediram vista coletiva. Depois de aprovado, o projeto seguirá para votação em Plenário.

O texto reduz de sete para quatro dias a duração máxima da saída temporária do preso, além de restringir, de quatro para um, o número de renovações possíveis do benefício, no prazo de um ano.

O reincidente terá direito à concessão do benefício da saída temporária após cumprir metade da pena. Na legislação atual, o prazo previsto é de 1/4 da pena para reincidente e 1/6 da pena no caso de réu primário. Para ter direito ao benefício, além de cumprir parte da pena, o preso deve ter bom comportamento.

Condenados por crime hediondo, prática de tortura, tráfico de drogas e terrorismo só terão direito à saída temporária após cumprir 2/5 da pena, se primário, e 3/5, se reincidente.

Além disso, o beneficiário do saidão terá de usar tornozeleira eletrônica, quando houver equipamento disponível. O projeto altera a Lei de Execução Penal e o Código Penal.

A senadora Simone Tebet relembrou alguns casos de crimes cometidos por presos durante o saidão. “Em caso recente, uma jovem de Guapiaçu (SP) foi morta após dar carona a um presidiário que fugiu do estabelecimento penal durante saída temporária. Em 2016, durante a saída temporária concedida para passar o Natal com a família, um presidiário de Araraquara (SP) atacou a ex-namorada, ferindo-a com 27 facadas”, disse, lamentando a falta de dados específicos sobre a reincidência da prática de crimes durante o saidão.

As saídas são autorizadas pela Justiça para o preso estudar ou visitar a família – sendo concedidas normalmente em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet