Senado aprova nova Lei das Agências Reguladoras | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Senado aprova nova Lei das Agências Reguladoras

A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional aprovou nesta quarta-feira (23) o projeto de lei geral das agências reguladoras (PLS 52/2013). O substitutivo da Senadora Simone Tebet (PMDB-MS) foi aprovado em turno suplementar de maneira terminativa na Comissão e segue, agora, para a Câmara dos Deputados. O projeto do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) unifica as regras de gestão, poder e controle social das agências reguladoras.

De acordo com o projeto, o mandato dos dirigentes das agências será de cinco anos, vedada a recondução. Além disso, as agências deverão apresentar anualmente a prestação de contas ao Congresso e efetivar os planos estratégicos e de gestão, que devem conter metas, mecanismos e fontes de recursos.
O texto aprovado busca garantir a autonomia e dar mais transparência para as agências e também estabelece medidas para evitar a interferência do setor privado. “Além de unificar as regras, estamos dando mais autonomia para que as agências possam desempenhar suas funções sem ficar na dependência da orientação político-ideológica dos governos.

Estabelecemos regras claras e específicas, para garantir a punição devida às concessionárias e permissionárias que não estejam prestando um bom serviço à sociedade”, disse SimoneTebet.
Uma das principais mudanças do relatório é a divisão de competências entre os ministérios e as agências. O texto de Simone Tebet retira alterações das leis específicas de cada uma das agências reguladoras. Essas alterações, segundo a relatora, deslocariam as principais competências para os ministérios supervisores, como é o caso de celebração dos contratos de concessão e aplicação de sanções mais graves.

O substitutivo ao projeto prevê ministério ficará com a definição de políticas públicas e as agências ficarão dedicadas à parte de execução. A ideia, segundo Simone, seria reforçar as competências da administração pública direta para que as agências reguladoras sigam as diretrizes e comandos formulados pelos ministérios supervisores.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet