O Senado aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto de resolução que autoriza o município de Campo Grande a contratar empréstimo de US$ 56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos nesta manhã e no Plenário no final da tarde. O dinheiro será usado para a revitalização do centro da capital de Mato Grosso do Sul. Ao elogiar a atuação dos senadores Pedro Chaves (PSC-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS) para agilizar a aprovação do projeto, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) explicou que o recurso será aplicado no programa de desenvolvimento integrado para revitalizar a Cidade Morena, com ênfase no transporte público.
“A expectativa é de que já no próximo ano o novo prefeito ou prefeita possa começar a revitalizar o centro e que nossas crianças e jovens possam redescobrir o patrimônio histórico da nossa cidade. Além disso, o projeto visa melhorar o acesso ao centro por meio do transporte coletivo”, disse Simone.
Os juros anuais do empréstimo contraído pelo município junto ao BID serão de 3,40%, com prazo de 25 anos para pagamento. O montante dos recursos será liberado no prazo de cinco anos. Para conceder aval, o Governo exigiu que a prefeitura não assumisse, nos dois últimos quadrimestres do mandato do prefeito Alcides Bernal, qualquer obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente.