Senado aprova Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Senado aprova Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio

Senadora Simone Tebet elogia iniciativa para combater “essa epidemia que está matando nossos jovens”

O Plenário do Senado aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei 1.902/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A proposta prevê a notificações compulsórias desses casos e torna obrigatório o atendimento pelos planos e seguros de saúde. Também estabelece o atendimento telefônico gratuito. A medida, de autoria do ex-deputado Osmar Terra (atual ministro da Cidadania), deverá ser implementada pela União em cooperação com estados, Distrito Federal e municípios.

Suicídio crescente

Hoje o suicídio é a terceira maior causa de morte entre os adolescentes no Brasil. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, houve 106.374 mortes por suicídio entre 2007 e 2016 no país. Os dados indicam que por dia, 32 pessoas se suicidam, o que representa, em média, 1 morte a cada 45 minutos. Os especialistas acreditam que cerca de 90% dos suicídios são evitáveis e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.

Em Mato Grosso do Sul, de cada 100 mortes, 13 são por suicídio. Em 2017, o Corpo de Bombeiros de Campo Grande atendeu 925 tentativas de suicídio. Pelo menos metade desse total era de crianças e jovens entre 10 e 19 anos.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que foi vice-presidente da CPI dos Maus Tratos de Crianças e Adolescentes no ano passado, lamentou o crescimento dos índices de suicídio e de cutting entre jovens brasileiros e elogiou a iniciativa do projeto. Para Simone, é preciso estar atento à educação dos jovens e crianças e prestar atenção no uso excessivo das redes sociais.

“Não sabemos sequer o que essa juventude está falando, ouvindo ou fazendo pelas redes sociais. O mundo das ‘baleias azuis’ leva ao bullying, ao constrangimento e a consequência são nossos jovens se cortando, se suicidando”, disse ao relembrar da tragédia de Suzano (SP) e alertou para os riscos da deap web causar.

“Este projeto é da mais alta relevância para tentar impedir essa epidemia que está matando nossos jovens, mais do que as doenças genéticas e hereditárias, talvez até que os acidentes de trânsito, que é essa epidemia do automutilamento e do suicídio”, disse.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet