Senado aprova projeto para reduzir burocracia e aumentar eficiência no serviço público | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Senado aprova projeto para reduzir burocracia e aumentar eficiência no serviço público

Medida vai acelerar processo administrativo, facilitar abertura de empresas e reduzir custos ao cidadão. Senadora Simone Tebet relatou o projeto em Plenário nesta quarta-feira.

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto que reduz a burocracia nos processos administrativos da União, Estados e Municípios. “O Banco Mundial disse que o custo com o tempo perdido devido a burocracia no Brasil é mais caro do que a cobrança de impostos. Isso faz com que o Brasil, que poderia ser um grande mercado para atrair investimentos, fique na lanterna do mundo e deixe de receber empresas e indústrias que gerariam empregos para a população. Então, a burocracia é um câncer, precisa ser extirpada das relações que envolvem o poder público e o cidadão”, constatou a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ela relatou a matéria em plenário nesta quarta-feira (5).

Entre as mudanças propostas está a dispensa de reconhecimento de firma e de cópia autenticada de documentos. Simone Tebet lembrou que o servidor público tem fé pública e, portanto, pode verificar a veracidade de documentos ao comparar a cópia com o original. “Isso não só vai facilitar a vida do cidadão, mas evitar que ele gaste dinheiro e tempo com cópia autenticada”, explicou Simone.

 O projeto, entre outras medidas, também dispensa a apresentação de certidão de nascimento, que pode ser substituída por outros documentos, ou do título de eleitor, que passa a ser cobrado apenas para votar e registrar candidatura.

A proposta ainda determina que os órgãos ou entidades públicas não poderão solicitar documento emitido por outro órgão do mesmo Poder. Essa medida também contribui para reduzir a burocracia, gerar mais eficiência e menos custos ao cidadão.

O autor da proposta, senador Armando Monteiro (PTB-PE), explicou que a intenção é “desembaraçar o cidadão de todo esse cipoal de exigências e certidões. O Brasil precisa simplificar a vida das pessoas. É algo que não tem nenhum custo fiscal, ao contrário, representa uma redução de custos ao cidadão”, disse.

A Câmara dos Deputados havia apresentado um substitutivo ao projeto, mas o texto não foi acatado e a matéria aprovada hoje no Senado agora segue para a sanção presidencial.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet