"Senado aprova projetos para ajudar Estados e Municípios nesta crise", diz Simone | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Senado aprova projetos para ajudar Estados e Municípios nesta crise”, diz Simone

A vice-presidente da Comissão do Pacto Federativo, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), disse que o Senado aprovou, já no primeiro dia de sessão após o recesso, três projetos importantes para ajudar Estados e Municípios neste momento de crise econômica.

A permissão para que consórcios públicos contratem pela CLT; a flexibilização das exigências para garantir o repasse de verbas da União aos consórcios públicos; e a obrigatoriedade de investimento mínimo em irrigação no Centro-Oeste e Nordeste foram medidas aprovadas nesta terça-feira (4). As matérias foram relacionadas como urgentes pela Comissão do Pacto Federativo.

“Projetos simples como estes são fundamentais para o Brasil e ajudam nesta crise”, disse Simone Tebet durante a discussão das matérias em Plenário.

Os Projetos
Nesta terça-feira (4), o Plenário do Senado aprovou dois projetos que tratam dos consórcios públicos. O PLS 302/2015 permite aos consórcios públicos a contratação de mão por meio da CLT. Outro projeto (PLS 196/2014) facilita o repasse de dinheiro da União a municípios que formam consórcios. O texto determina que exigências como a regularidade fiscal e previdenciária para a União liberar o recurso sejam cobradas do consórcio, e não dos estados e municípios que o integrarem – como é hoje.

Por exemplo, atualmente se seis municípios se uniram em consórcio para realizar a operação de um hospital regional e apenas um deles apresentar irregularidade fiscal, o repasse da União é vetado e, por consequência, o serviço interrompido. A medida pode agilizar convênios e evitar que um consórcio deixe de ser implementado.

O consórcio público é a parceria de dois ou mais entes da federação (municípios, estados, Distrito Federal ou União), sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem interesse coletivo e benefícios públicos.

O Plenário do Senado ainda aprovou por unanimidade a PEC 78/2013, que prorroga até 2028 a obrigação de a União destinar no mínimo 20% à região Centro-Oeste dos recursos da irrigação.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet lança livro “O Voo das Borboletas”

Simone Tebet lança livro “O Voo das Borboletas”

‘O Voo das Borboletas’ trata de história pessoal e política da ministra do Planejamento Simone Tebet lança neste mês o livro “O Voo das Borboletas”, com…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet