"Senado aprova projetos para ajudar Estados e Municípios nesta crise", diz Simone | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Senado aprova projetos para ajudar Estados e Municípios nesta crise”, diz Simone

A vice-presidente da Comissão do Pacto Federativo, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), disse que o Senado aprovou, já no primeiro dia de sessão após o recesso, três projetos importantes para ajudar Estados e Municípios neste momento de crise econômica.

A permissão para que consórcios públicos contratem pela CLT; a flexibilização das exigências para garantir o repasse de verbas da União aos consórcios públicos; e a obrigatoriedade de investimento mínimo em irrigação no Centro-Oeste e Nordeste foram medidas aprovadas nesta terça-feira (4). As matérias foram relacionadas como urgentes pela Comissão do Pacto Federativo.

“Projetos simples como estes são fundamentais para o Brasil e ajudam nesta crise”, disse Simone Tebet durante a discussão das matérias em Plenário.

Os Projetos
Nesta terça-feira (4), o Plenário do Senado aprovou dois projetos que tratam dos consórcios públicos. O PLS 302/2015 permite aos consórcios públicos a contratação de mão por meio da CLT. Outro projeto (PLS 196/2014) facilita o repasse de dinheiro da União a municípios que formam consórcios. O texto determina que exigências como a regularidade fiscal e previdenciária para a União liberar o recurso sejam cobradas do consórcio, e não dos estados e municípios que o integrarem – como é hoje.

Por exemplo, atualmente se seis municípios se uniram em consórcio para realizar a operação de um hospital regional e apenas um deles apresentar irregularidade fiscal, o repasse da União é vetado e, por consequência, o serviço interrompido. A medida pode agilizar convênios e evitar que um consórcio deixe de ser implementado.

O consórcio público é a parceria de dois ou mais entes da federação (municípios, estados, Distrito Federal ou União), sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem interesse coletivo e benefícios públicos.

O Plenário do Senado ainda aprovou por unanimidade a PEC 78/2013, que prorroga até 2028 a obrigação de a União destinar no mínimo 20% à região Centro-Oeste dos recursos da irrigação.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

“Em 2025 estamos mirando a meta zero”, afirmou a ministra, lembrando que o governo age com responsabilidade fiscal e compromisso social A ministra do Planejamento…

leia mais
Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

“Viemos aqui buscar parcerias com a iniciativa privada e com o governo chinês”, resumiu a ministra A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o…

leia mais
Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, delegação com ministros e empresários busca fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet