Senado instala comissão para discutir MP do Médicos pelo Brasil | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Senado instala comissão para discutir MP do Médicos pelo Brasil

A comissão mista que vai discutir a Medida Provisória 890/2019, que instituiu o programa Médicos pelo Brasil, foi instalada nesta quarta-feira (21), com a presença do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. Integrante do colegiado, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), lembrou que “o Brasil tem pressa no aspecto da saúde preventiva”, disse ao alertar para a baixa cobertura vacinal, o aumento de casos de sífilis e doenças como tuberculose, além do controle insuficiente de doenças crônicas como diabetes, hipertensão.

Simone elogiou a MP como medida positiva para reduzir a carência na prestação do serviço. “As pessoas estão morrendo nas pequenas cidades pela ausência de médicos. Há 20 anos, apenas 7% da população era assistida. Hoje, 30% dos brasileiros, especialmente os que moram em municípios com menos de 20 mil habitantes, ainda não recebem atenção básica primária de saúde”, lamentou.

Para Simone, a MP deve ser aprovada rapidamente pelo Congresso, “para que a população possa usufruir do que mais precisa, que é saúde pública de qualidade”, disse. Ela aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação dos ministros sul-mato-grossenses, Tereza Cristina (Agricultura) e Mandetta (Saúde).

Médicos pelo Brasil

A MP foi lançada em 1º de agosto e prevê a conrtação de profissionais de saúde pelas regras da CLT. Para incentivar a adesão de médicos com interesse de atuar em localidades distantes, o salário poderá variar de R$ 21 mil a R$ 31 mil, a depender do local.

A proposta é que até o final de 2020 seja possível preencher as 18 mil vagas oferecidas pelo programa em 4 mil municípios do país.  O programa veio para substituir o Mais Médicos de forma gradual.

Os profissionais da saúde serão selecionados por meio de prova objetiva, e a previsão é que se intensifique a formação em especialidades como medicina de família e comunidade.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet