Ela falou da união de todos os povos
A senadora Simone Tebet (MDB) participou da abertura do 18º Okinawa Festival, em São Paulo, no sábado (6/8). O evento, interrompido por dois anos pela pandemia, foi criado com o objetivo de integrar a comunidade da província de Okinawa, no Japão, aos moradores do bairro paulista Vila Carrão. Hoje, é uma das festas niqueis mais importantes da capital. Conta com mais de 120 barracas de produtos e pratos típicos, além de apresentações de danças, taikô (tambores), artes marciais e shows. A atividade é realizada pela Associação Okinawa de Vila Carrão, em parceria com a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil. A senadora caminhou pela festa, conversou com os participantes e comeu sobá, prato típico japonês também comum em seu Estado, o Mato Grosso do Sul. Durante o evento ela ressaltou a importância da união de todos os povos, defendeu a democracia, a erradicação da miséria, uma educação de qualidade e um governo participativo e afetivo, “de um Brasil para todos, sem deixar ninguém para trás.”
Em discurso na festa, Simone Tebet observou que vem do Mato Grosso do Sul, que “abriga a segunda maior colônia de Okinawa no Brasil”. Inclusive, pessoas do Mato Grosso do Sul, que estavam no evento, reconheciam a senadora e faziam questão de registrar o apoio a ela.
Simone destacou a importância da migração japonesa para a formação da identidade e o desenvolvimento do Brasil. “Nunca o nosso país precisou tanto da sabedoria japonesa, que fala de paz”, disse. “E este festival traz o que nós precisamos: falar de harmonia.” Simone, porém, fez uma ressalva: “Acho que o sobá (massa que compõe um prato típico japonês) da minha terra e melhor do que o daqui”, acrescentou, brincando. “Vamos fazer o teste”. E comeu a iguaria antes de deixar o evento para outro compromisso.
Acompanharam a senadora Simone Tebet no evento o vereador paulistano George Hato (MDB), Keiko Ota (MDB), ex-deputada federal e candidata ao Congresso Nacional, Carlos Augusto Manoel Vianna, secretário de Esportes da cidade de São Paulo, João Nakazune, presidente do Okinawa-Carrão, Ritsutada Takara, presidente da Providência do Okinawa do Brasil, os membros da comissão organizadora do evento Tetsuo Higa (presidente) e Sérgio Kohatsu e Antônio Kishimoto, além dos presidentes de honra da festa Sérgio Kohatsu e Takeyoshi Teruya.