Simone Tebet prestigia evento da comunidade japonesa em SP | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet prestigia evento da comunidade japonesa em SP

Ela falou da união de todos os povos

A senadora Simone Tebet (MDB) participou da abertura do 18º Okinawa Festival, em São Paulo, no sábado (6/8). O evento, interrompido por dois anos pela pandemia, foi criado com o objetivo de integrar a comunidade da província de Okinawa, no Japão, aos moradores do bairro paulista Vila Carrão. Hoje, é uma das festas niqueis mais importantes da capital. Conta com mais de 120 barracas de produtos e pratos típicos, além de apresentações de danças, taikô (tambores), artes marciais e shows. A atividade é realizada pela Associação Okinawa de Vila Carrão, em parceria com a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil. A senadora caminhou pela festa, conversou com os participantes e comeu sobá, prato típico japonês também comum em seu Estado, o Mato Grosso do Sul. Durante o evento ela ressaltou a importância da união de todos os povos, defendeu a democracia, a erradicação da miséria, uma educação de qualidade e um governo participativo e afetivo, “de um Brasil para todos, sem deixar ninguém para trás.”

Em discurso na festa, Simone Tebet observou que vem do Mato Grosso do Sul, que “abriga a segunda maior colônia de Okinawa no Brasil”. Inclusive, pessoas do Mato Grosso do Sul, que estavam no evento, reconheciam a senadora e faziam questão de registrar o apoio a ela.

Simone destacou a importância da migração japonesa para a formação da identidade e o desenvolvimento do Brasil. “Nunca o nosso país precisou tanto da sabedoria japonesa, que fala de paz”, disse. “E este festival traz o que nós precisamos: falar de harmonia.” Simone, porém, fez uma ressalva: “Acho que o sobá (massa que compõe um prato típico japonês) da minha terra e melhor do que o daqui”, acrescentou, brincando. “Vamos fazer o teste”. E comeu a iguaria antes de deixar o evento para outro compromisso.

Acompanharam a senadora Simone Tebet no evento o vereador paulistano George Hato (MDB), Keiko Ota (MDB), ex-deputada federal e candidata ao Congresso Nacional, Carlos Augusto Manoel Vianna, secretário de Esportes da cidade de São Paulo, João Nakazune, presidente do Okinawa-Carrão, Ritsutada Takara, presidente da Providência do Okinawa do Brasil, os membros da comissão organizadora do evento Tetsuo Higa (presidente) e Sérgio Kohatsu e Antônio Kishimoto, além dos presidentes de honra da festa Sérgio Kohatsu e Takeyoshi Teruya.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet